Gestão Avançar na Luta

REDES SOCIAIS

25 de Junho de 2018 | Segunda-feira

Especialistas de 11 países debatem tributos em seminário da Fenafisco


Compartilhe


Boletim 1716 - Salvador, 06 de junho de 2018

11 países

Até esta quarta-feira (6), especialistas de 11 países debatem a questão tributária no Fórum Internacional Tributário, em São Paulo. O evento é uma realização conjunta da Fenafisco (Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital) com a Anfip (Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil) e o Sinafresp (Sindicato dos Agentes Fiscais de Rendas do Estado de São Paulo). Entre dirigentes e associado, o Sindsefaz representa os fazendários baianos no encontro com: Joaquim Amaral, Marlúcia Paixão, Carlos Meireles, Marco Aurélio, Edmilson Blohem, Marilícia Albuquerque, Alício Borges, Pascoal Gama, Wadja Barboza e Edilson Meireles.

Além do foco da discussão sobre as melhores práticas tributárias, tem o lançamento do livro A Reforma Tributária Necessária: Diagnóstico e Premissas. São especialistas em tributos e economia de quatro dos seis continentes, com destaque para o economista irlandês Marc Morgan. O encontro privilegia o debate sobre as melhores práticas tributárias, dá uma visão geral do tema no Brasil, além de comparar nossa realidade com países da Europa, Rússia, Índia, China, África do Sul e da América Latina. 

Para as entidades realizadoras, a importância do Fórum está na possibilidade de trocar experiências e identificar alternativas para a construção de um sistema tributário mais justo. Por isso, a discussão de temas como evasão, paraísos fiscais e meio ambiente.

OS DEBATES

No primeiro dia, houve a Palestra Magna com Marc Morgan (Paris School of Economics, França) e  a apresentação do livro. Em seguida, o debate sobre o sistema tributário europeu. Na terça, a discussão tratou dos sistemas tributários dos BRICS (Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul) e da experiência da América Latina. As discussões finais acontecem nesta quarta (6/6), tratando da tributação internacional, com foco na prevenção, evasão e paraísos fiscais, além de analisar tributação, bem-estar, equidade e ambiente.

O LIVRO

Escrito por mais de 40 especialistas, o livro A Reforma Tributária Necessária: Diagnóstico e Premissas traz um amplo raio-x da forma como se cobram tributos no Brasil e faz parte do movimento Reforma Tributária Solidária: menos desigualdade, mais Brasil, encabeçado pela Fenafisco e Anfip, com apoio do Conselho Federal de Economia (Cofecon), do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), da Fundação Friedrich-Ebert-Stiftung Brasil (FES), do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), do Instituto de Justiça Fiscal (IJF) e da Oxfam Brasil. 

Com informações da Fenafisco (www.fenafisco.org.br/)


Sugestões de leitura

Artigos


Floriano Sá Neto - Nosso problemático sistema tributário: um olhar sobre o IRPF



Leia mais

Entrevistas


Joaquim Amaral explica execução de quatro processos judiciais



Leia mais