Boletim 1891 – Salvador, 15 de maio de 2019
Um grupo de oito vereadores de Salvador protocolou nessa terça (14) um documento na Governadoria do Estado solicitando ao governador Rui Costa (PT) a retomada do diálogo com os representantes das universidades estaduais em greve desde o dia 8 de abril. Assinam a solicitação Aladilce (PCdoB), Ana Rita Tavares (PMB), José Trindade (sem partido), Marcos Mendes (PSOL), Marta Rodrigues (PT), Moisés Rocha (PT), Sílvio Humberto (PSB) e Suíca (PT).
No texto, os vereadores, membros de partidos que fazem parte da base do governo, pedem que o governador reponha os salários cortados dos trabalhadores em greve e dialogue com o movimento para buscar uma solução. De acordo com Aladilce, as reivindicações dos professores e demais servidores das universidades estaduais são justas e merecem a atenção do governador.
“Vivemos um momento delicado na Educação, por isso apelamos para a sensibilidade do governador para que esse impasse seja resolvido. Precisamos, mais do que nunca, fortalecer o ensino público que está sob a mira do presidente da República”, afirmou Aladilce.
No ofício enviado ao governador, os vereadores destacam a importância do diálogo “para reforçar o comprometimento do Governo do Estado com o serviço público, com seus servidores e com a educação pública na Bahia”.
Vale lembrar, os servidores baianos enfrentam cinco anos de congelamento salarial e nunca foram recebidos oficialmente pelo governador. Em quase todas as secretarias os sindicatos não são recebidos pelos gabinetes para discutir suas demandas. Na Fazenda, o Sindsefaz espera negociação com o secretário de uma pauta que foi entregue em fevereiro de 2015.