Bahia Econômica – 07/06/2013
Baixo crescimento do PIB rebaixa economia Brasileira
Segundo a agência de classificação de risco Standard & Poor’s a fraca perspectiva de crescimento da economia do Brasil revisou para baixo o rating soberano do Brasil, que saiu de “estável” para “negativa”, e indicou que pode rebaixar a nota do país.
Atualmente, a nota da S&P de longo prazo atribuída ao país é “BBB”, um degrau acima do piso da faixa considerada grau de investimento. “Podemos rebaixar o rating nos próximos dois anos se o contínuo lento crescimento econômico, os fracos fundamentos fiscais e externos, e alguma perda da credibilidade da política econômica por sinais ambíguos na política diminuírem a capacidade do Brasil de gerenciar um choque externo”, disse a S&P.
A decisão da S&P ocorre dias após a divulgação de que a economia brasileira teve expansão de apenas 0,6% no primeiro trimestre sobre o período anterior, abaixo das expectativas e consolidando apostas de que o crescimento será menor do que 3% em 2013. A S&P projeta expansão de apenas 2,5% no PIB do Brasil em 2013.
O desempenho ruim da indústria e do consumo no primeiro trimestre mostraram que os esforços do governo da presidente Dilma Rousseff para estimular a atividade não surtiram o efeito esperado até o momento.
João Paulo Lima