Boletim Eletrônico n°. 845 – Salvador 03 de junho de 2013
Tributo a Walmir Cruz
Os girassóis e a luz do sol nascente
Na manhã de 27 de maio passado, o Sindsefaz prestou mais um merecido tributo ao colega Walmir Cruz, falecido em 25 de março de 2013, quando ocupava, pela quarta vez consecutiva, a titularidade da Diretoria de Aposentados e Pensionistas.
O simbólico ato em respeito ao sindicalista consistiu em nomear a sala construída na sede da Entidade, especialmente para acolher os aposentados e pensionistas, com o nome: Sala de Convivência Walmir Cruz.
Durante a sua atividade laboral, Walmir Cruz ficou bastante conhecido entre os fazendários, principalmente pelo conhecimento, caráter, equilíbrio, elegância e lealdade. Por esta razão, vem recebendo as mais diversas homenagens póstumas, como diz o poema do auditor fiscal aposentado, Albérico Silva.
Mas, na aposentadoria, para nossa felicidade, Walmir Cruz resolveu conciliar o interesse pessoal, o convívio familiar e a luta coletiva. Teve a sua trajetória sindical marcada pelo entusiasmo em defesa da paridade entre ativos e inativos – movimento que liderou a partir do ano de 2001, quando a Sefaz/Ba resolveu implantar uma política salarial somente para os ativos, a exemplo do Prêmio por Desempenho Fazendário – PDF, dentre outras malvadezas.
Junto com outros companheiros, travou com vitalidade tantas batalhas que a memória não terá a menor dificuldade de retirá-las da poeira: “Incorporação da CET”, “Devolução do pagamento indevido ao Funprev”, “Retorno do Valor do Ponto”, “Redutor Salarial”, “Extensão do PDF aos aposentados e pensionistas”, “Diferença da CET para aposentados e pensionistas”, ”Incorporação do PDF”, “Diferença da GF”, “Teto Constitucional”, dentre muitas outras lutas. Aliás, este último combate talvez seja o mais importante para o nosso momento histórico, pois garantiu que fosse o primeiro fazendário a receber o subsídio de desembargador, como teto remuneratório do Poder Executivo estadual. Por isso, após conquistar várias vitórias, acompanhadas por ele desde os inícios, costumava dizer: “Somos aposentados, não inativos.”
Atuante, Walmir Cruz se manteve no movimento sindical, mesmo durante o tratamento do câncer. Até que foi obrigado a ficar em casa, sob cuidado e absoluto repouso, por determinação médica – este quadro, porém, só duraria uns quinze dias. Com o agravamento da doença, já hospitalizado, a pedido da família recebeu a visita dos diretores do Sindsefaz, Jorge Claudemiro e Ney Flávio, naquela manhã de 25 de março. No retorno ao Sindicato, os diretores receberam a notícia do falecimento e, numa reflexão sobre uma trajetória de vida, concluíram: “Walmir Cruz parece que só estava esperando os representantes do Sindsefaz… Para poder se despedir.”
Mas, “pra não dizer que não falei [falamos] das flores”, quem for agora à sede do Sindsefaz e adentrar a Sala de Convivência Walmir Cruz verá a fotografia do homenageado em frente ao quadro dos girassóis, como se um fosse o espelho do outro. Como não foi planejado, acreditamos que ambos encontraram a posição de descanso, deixando entre nós as imagens da altivez, sempre voltadas para a luz do sol nascente.
Sindsefaz
Consolidando Vitórias