Bahia Todo Dia – 03/10/13
Obras do metrô devem ser retomadas
Governos federal e estadual assinam PPP na quarta
Em fim, as obras do metrô de Salvador serão retomadas, após 18 meses paralisadas. Na próxima quarta (9), a presidente Dilma Rousseff e o governador Jaques Wagner assinam o contrato de parceria público-privada (PPP) com a CCR, empresa vencedora da licitação.
Depois do contrato assinado, a CCR poderá levantar o canteiro e colocar trabalhadores para tomar as obras, provavelmente ainda este mês.
Antes da assinatura do contrato, será preciso a aprovação de dois projetos de lei, na Câmara de Vereadores e na Assembleia Legislativa, que visam conceder incentivos fiscais para as obras e operação do metrô.
Segundo o projeto de lei a ser apreciado em âmbito municipal, a Prefeitura de Salvador abrirá mão de cerca de R$ 1,3 bilhão nos próximos 10 anos com a isenção do Imposto sobre Serviços (ISS).
Pelo edital, as obras da linha 1, no trecho entre a Lapa e o Retiro, deverão ficar prontas até junho do próximo ano. O trecho até Pirajá deve ser inaugurado em janeiro de 2015. A conclusão de toda a obra, incluindo a linha 2 até Lauro de Freitas, deve acontecer apenas em março de 2017.