Notícias

Home » Notícias

835 – Desagravo aos sindicalistas de ofensa por parlamentar

Boletim Eletrônico n°. 835 – Salvador 08 de maio de 2013

Desagravo aos sindicalistas de ofensa praticada por parlamentar baiano

 

Na última terça, sete (7) de maio, o Congresso Nacional e a Assembleia Legislativa da Bahia foram palcos de manifestações de apoio de parlamentares em relação à conduta de firmeza e maturidade política demonstrada pelo fórum de entidades sindicais que negociou o reajuste linear do funcionalismo público com o governo baiano.

Destacamos aqui o deputado federal Daniel Almeida e a deputada estadual Kelly Magalhães que enviaram seus pronunciamentos (conforme anexo) exaltando a capacidade política das categorias que, unidas, conquistaram o reajuste retroativo a janeiro/13 (de 2%, no primeiro semestre) até atingir o índice inflacionário do ano passado, medido pelo INPC, (de 5,84% – julho a dezembro/13).

Os dois parlamentares destacaram, porém, que o mais importante neste contexto negocial foi o resgate da relação de alto respeito do governo com os trabalhadores (após fortes greves em 2012 e outras várias manifestações no início deste ano) o que produziu a retomada oficial da Mesa Central de Negociação, em 2014, que vai colocar servidores e governo frente a frente para analisarem as perdas inflacionárias e remanescentes deste ano.

Vale ressaltar, que foi também garantido ao funcionalismo que nenhum servidor da Bahia terá vencimento básico abaixo do salário mínimo vigente no país e isso representou um incremento de cerca de 9% para esse segmento, portanto um aumento real, que atinge quase 40 mil servidores (de um total de 265 mil ativos, aposentados e pensionistas).

Desagravo
Na impossibilidade de convocação de nova plenária geral das entidades, em caráter de urgência, para tratar apenas de uma declaração ofensiva postada na imprensa pelo líder da oposição da ALBA, dirigentes sindicais do Sindsefaz, Sindsaúde, Sindimed e APLB Sindicato se encontraram, na terça (7/5), à tarde, para fazer um rápido balanço das negociações e suas repercussões.

Resolveram, então, se dirigir ao Jornal A Tarde para declararem a indignação do grupo quanto ao torpe pronunciamento do referido deputado. No entendimento dos dirigentes, o deputado Elmar teve os 15 minutos de fama que desejou.

 

Numa rápida leitura da atuação do parlamentar registra-se que ele está no seu terceiro mandato na ALBA, tendo passado pelo PMDB, PFL, PL e agora no PR (ameaçando sair, sabe-se lá para onde) e nunca, nunca apresentou ou apoiou, na sua vida parlamentar, nenhum projeto de interesse do funcionalismo, não conhece a atividade sindical, nunca frequentou ou se solidarizou com os movimentos sociais no Estado ou na sua região.

 

Entendeu o fórum que o deputado, após obter péssimos resultados eleitorais em sua região, (Campo Formoso), e não tendo pauta positiva a apresentar aos seus eleitores, desconta a sua raiva do governo estadual (que fechou acordo com os sindicatos) ofendendo a honra dos servidores públicos representados pelos seus legítimos dirigentes sindicais, escolhidos pelo voto das suas categorias. Assim, usa este momento para aparecer diante da opinião pública.

 

Em plenária específica futura, os dirigentes sindicais farão uma análise conjunta sobre a questão, mas após as manifestações de solidariedade de alguns parlamentares na Assembleia Legislativa da Bahia e no Congresso Nacional, acreditam terem sido desagravados da ofensa praticada pelo quase desconhecido parlamentar.

Sindsefaz
Consolidando Vitórias
Compartilhe:
Entre em Contato

Rua Maranhão, nº 211 - Pituba
Salvador - Bahia | CEP: 41.830-260

Redes Sociais

Você já é filiado?

Faça o seu Cadastro!
Rolar para cima