Boletim Eletrônico n°. 798 – Salvador 27 de fevereiro de 2013
Reunião ampliada da diretoria define calendário de mobilização
A diretoria do Sindicato se reuniu na manhã desta terça (26), em fórum ampliado com colegas ativistas sindicais para debater o novo panorama político da Secretaria da Fazenda. Foi um encontro bastante participativo, que contou com a presença de 50 fazendários.
Depois de debater o quadro político, identificado por todos por uma clara mudança de rumos na orientação da Secretaria, foi apresentada uma série de sugestões, posteriormente analisadas e algumas definidas pela diretoria.
Ficou aprovado um calendário de ações de mobilização que será colocado em prática já a partir deste mês de março (veja abaixo). Dentre estas ações estão visitas às repartições da Secretaria para apurar as condições de trabalho e para debater com os colegas os encaminhamentos da luta para o ano de 2013. Em breve publicaremos reportagem em vídeo sobre as condições do Posto Fiscal Honorato Viana.
O encontro e a diretoria decidiram também pela realização de um simpósio para discutir o papel do Trânsito de Mercadorias e como se organiza em outros estados (com a presença da Fenafisco e de um sindicato de outra unidade da federação). O Sindicato vai também convocar um ato público em defesa da Lei 11.470/2009 e dos seus princípios de eficiência, eficácia e efetividade. A legislação completa agora em abril quatro anos de aprovação na Assembleia Legislativa.
Do ponto de vista mais amplo, o Sindsefaz vai divulgar uma nota pública à sociedade, tratando do papel e do trabalho da nossa categoria, a necessidade de sua valorização pelo Estado e cobrando do governo o envio ao legislativo da mensagem com o índice de recomposição salarial do servidor estadual.
Uma outra definição da reunião foi quanto ao fortalecimento de um fórum que reúne Sindsefaz, APLB-Sindicato, Sindimed e Sindsaúde, para elaborar uma série de políticas públicas que na visão do movimento sindical deveriam estar sendo postas em prática pelo governo nas áreas tributária, de saúde e educação. Um documento será elaborado ao final dos debates e será apresentado ao governo e à sociedade
Consolidando Vitórias