Boletim Eletrônico n°. 719 – Salvador 04 de abril de 2012
Audiência com Secretário da Fazenda
Nesta tarde (04/04), o secretário Martins despediu-se da representação dos fazendários em audiência concedida ao Sindsefaz. O secretário será pré-candidato as eleições municipais de Candeias/BA.
Estiveram presentes na audiência, convidados por Martins, o subsecretário Carlos Batista e o chefe de Gabinete Pedro Dórea. Pelo Sindicato os diretores Walmir Cruz, Aulos Cruz, Gilvânea Martins, Eliel Barbosa, Joaquim Amaral, Jorge Claudemiro e Rubens Santiago.
O secretario abriu a reunião agradecendo aos presentes a parceria construída com a categoria através do Sindsefaz. Elogiou a capacidade da direção sindical que, mesmo sem abrir mão da força de mobilização da categoria, realizou a articulação política profícua junto ao governo e, por isso, foi possível construir um clima de confiança na relação que trouxe resultados positivos aos fazendários, e também ao Estado da Bahia.
Todos os representantes do sindicato agradeceram a gestão do secretário e reconheceram os avanços para todos os segmentos da categoria, mas solicitaram gestão de Martins – em face do respeito de todo o governo ao seu trabalho e da confiança política que possui com o governador Wagner – para ajudar a resolver os pontos de pauta que estão pendentes com o governo.
Pontos de pauta (um a um)
Instado pelo Sindsefaz a se pronunciar sobre as reivindicações pendentes o secretário respondeu a todas:
Técnicos Administrativos
O secretário lamentou não ter resolvido a questão enquanto titular da pasta, pois encontrou alguma resistência dentro do governo, mas apontou o caminho para a SAEB porque as conversas no governo já estavam acontecendo e a Secretaria de Administração já conhecia da proposta levantada pelo Sindsefaz.
Afirmou que acredita que a SAEB tratará a questão com a deferência que o tema merece.
Teto constitucional
O secretário pontuou que continua defendendo que a discussão da modificação do valor do teto para o Poder Executivo englobe a discussão da incorporação de PDF gradual e que acredita que a forma de subsídio poderia ser um facilitador para fazer, também de forma gradual, a majoração do teto salarial.
Chamou a atenção de que o governador Wagner pautou na sua fala na Sefaz, em 29/03, esta preocupação e que estava atento aos estornos existentes e isso, seria, um indício favorável ao debate do tema.
Promoções 2011
Martins disse que acredita que o novo secretário tratará este ponto observando a nova proposta de avaliação que a sua equipe desenvolveu e disse não ter dúvidas que o problema será enfrentado.
Por último, afirmou que estará sempre a disposição dos fazendários para ajudar na relação com o governo.
NOVO SECRETÁRIO E CONTINUIDADE DA RELAÇÃO
Martins afirmou que o governador anunciará o nome, provavelmente, amanhã (05/04), ou no máximo até o fim de semana e que ele não tem dúvida que o futuro titular da Sefaz terá uma relação política virtuosa com a nossa entidade sindical e, portanto, com todos os fazendários.
Consolidando Vitórias