Boletim Eletrônico n°. 714 – Salvador 22 de março de 2012
SAEB recebe os fazendários em audiência
Técnicos administrativos da Sefaz mostram força
A tarde-noite de 21 de março, no CAB, foi marcada por uma grande manifestação dos fazendários. Com camisas padronizadas, faixas e até balões alusivos a campanha “Sou Técnico, Sou Sefaz”, os técnicos administrativos da Fazenda escreveram mais um importante capítulo na luta pela valorização da categoria com a construção de uma carreira específica para o segmento.
Os técnicos se concentraram em frente ao prédio da Secretaria de Administração desde as 14 horas e aguardaram pacientemente, até as 19 horas, para ouvir o relato da reunião ocorrida entre a SAEB, Sindsefaz e representantes do G11.
Pela SAEB estavam o secretário Manoel Vitório e o superintendente de Recursos Humanos, Adriano Tambone. Pelo Sindsefaz Rubens Santiago, Eliel Barbosa, Joaquim Amaral e Jorge Claudemiro e pelo G11 os colegas técnicos Ana Mesquita, Cintya Hamdan e Edson Felipe da Silva.
Conversa com o líder do governo
Antes do encontro com a SAEB os colegas tiveram uma interlocução com o deputado e líder do governo José Neto (PT) que estava de passagem pela Secretaria de Administração.
Na oportunidade, os fazendários pediram apoio ao deputado para atender a este justo pleito da categoria fazendária. Zé Neto se pronunciou e disse que, posteriormente, quando o Legislativo fosse instado a se pronunciar sobre este pleito que ele agendaria um encontro com o Sindsefaz e o G11 para tratar a questão.
A audiência
Inicialmente uma dúvida pairou quanto a natureza da audiência concedida.
O Sindsefaz disse que os fazendários estavam ali para ouvir a posição do governo sobre o pleito apresentado. Após pronunciamentos de ambas as partes, que gerou uma natural tensão inicial, governo e sindicato conseguiram chegar a um entendimento para que a audiência servisse para uma breve apresentação da proposta do Sindsefaz e a construção de uma agenda de debates pela SAEB.
O sindicato, então, fez um breve relato sobre o Plano de Carreira sugerido ao governo pela categoria fazendária aos técnicos administrativos da Sefaz.
O secretário Manoel Vitório fez questão de dizer que não se tratava de uma reunião de Mesa Setorial da Fazenda, mas que consideraria a audiência como o atendimento especial ao Sindsefaz pelas colaborações que vem oferecendo à sociedade, como foi na época das discussões da PCS do Fisco e levaria em consideração a pauta apresentada.
Vitório disse que tudo o que ouviu dos fazendários presentes (e todos fizeram uso da palavra) foi muito importante para construir o seu juízo de valor e afirmou “nada colocado aqui por vocês posso considerar como irrazoável”.
O secretário, de forma diligente, determinou que o superintendente Adriano Tambone fizesse uma leitura apurada do Plano, até esta sexta-feira, e apresentasse para ele as suas impressões e concluiu sugerindo um calendário de discussão sobre o tema com o Sindsefaz e o G11.
Ficou acordado, então, um contato da SAEB com o sindicato na próxima segunda-feira, 26/03, para marcar uma reunião, na semana, de debates e esclarecimentos de pontos, que possivelmente não tenham sido entendidos sobre a nossa proposta.
A direção do sindicato e os representantes do G11 foram contundentes em dizer que a categoria já espera por este plano há 21 anos e que nos últimos 03 anos as expectativas foram geradas em torno de se obter uma posição do governo e que por isso todos estavam dispostos a ouvir uma resposta, definitiva, quanto ao pleito apresentado pela categoria.
Sindsefaz
A direção do sindicato continuará atenta e atuante. Espera que a partir dessa agenda estabelecida os entendimentos com o governo que vinham acontecendo com o secretário Martins, no tocante aos interesses dos técnicos administrativos da Sefaz, não sofram solução de continuidade com a saída de Carlos Martins do governo.
Entende que deverá participar da pauta de debates estabelecidas com a SAEB e, posteriormente, convidar a categoria para apreciação e definição de rumos e encaminhamentos da luta.
Consolidando Vitórias