Boletim Eletrônico nº. 651 – Salvador, 15 de setembro de 2011
Sindsefaz e governo se reúnem e entidade pede mudança nas promoções de 2011
A direção do Sindsefaz se reuniu ontem com o grupo de gestores da Secretaria da Fazenda indicados pelo Gabinete para continuar tratando da pauta de reivindicações do grupo Fisco. Na oportunidade, os representantes da Sefaz apresentaram alguns números sobre a situação financeira do Estado, que foi uma solicitação feita pela entidade no encontro anterior.
O Sindicato oficializou na reunião o pleito de reconsideração, pelo secretário Carlos Martins, quanto ao número de vagas para as promoções de 2011. O Sindsefaz informou que esteve conversando com outros dirigentes do governo sobre o tema. Conversou com o líder na Assembleia, deputado Zé Neto (PT), além dos líderes de outros partidos. A entidade reafirmou que este é um tema de fundamental importância para um grande número de integrantes do Fisco, que será prejudicado caso a Sefaz não mude sua posição. Segundo levantamento, 144 auditores e 149 agentes de tributos seriam afetados, um problema que será levado para toda sua vida funcional. Os dirigentes sindicais lembraram que tem sido uma tradição, desde 2007, a alteração do número de vagas, corrigindo a insuficiência existente.
O Sindsefaz disse aos dirigentes da Sefaz que se o secretário quer mudar os critérios a partir de 2012, que o Sindicato está aberto para contribuir com o debate, mas que para 2011 reivindica as alterações das vagas de forma que todos os que fazem jus ao direito sejam promovidos. Para a entidade, há clima para isso, inclusive informou ter conhecimento de que outras categorias de servidores estão discutindo temas específicos e estão conquistando melhoras já em 2011. Os dirigentes pediram celeridade na resposta ao pleito, para aproveitar o projeto sobre 2010 que está na Assembleia e deve ir à votação semana que vem. Os gestores disseram que vão tentar dar um retorno até sexta-feira, dia 16 de setembro.
SUBTETO E OUTROS PONTOS
O Sindsefaz vai apresentar ao governo suas sugestões para a questão do subteto salarial. A proposta será apresentada já na próxima reunião com o grupo de gestores, na expectativa que seja incluída na proposta orçamentária de 2012. Além desta questão, a entidade apresentará também sua proposta para resolver as pendências do PDF de aposentandos e pensionistas, bem como suas opiniões a respeito da portaria que trata das promoções de 2012.
A diretoria do Sindicato informou que nos próximos dias estará realizando assembleia dos fazendários para aprovação de pauta de reivindicações de 2012 e que pretende apresentá-la ao governo em seguida para que a Sefaz tenha tempo de analisar e discutir com o Sindsefaz, ainda este ano, sem os percalços e atrasos que marcaram as discussões sobre 2010 e 2011.
No encontro estavam presentes o sub-secretário Carlos Batista, o chefe de Gabinete Pedro Dórea e os superintendentes Jorge Wilton (Desenvolvimento da Gestão Fazendária) e Olintho Oliveira (Administração Financeira). O Sindicato foi representado pelos diretores Eliel Barbosa, Marlúcia Paixão, Jorge Claudemiro, Gilvânia Martins, Walmir Cruz, Joaquim Amaral e Rubens Santiago.
Sindsefaz
Consolidando Vitórias