08/04/15 – A Tarde Online
Meteorologista diz que tempo deve continuar chuvoso
Paula Pitta
A madrugada desta quarta-feira, 8, foi marcada por mau tempo com trovoadas e raios. De acordo com a meteorologista Cláudia Valéria Silva, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), choveu 60 mm nessa madrugada, o que representa cerca de 20% da média meteorológica do mês de abril, que é de 309,7 mm. Esse foi o maior volume de chuva registrado neste mês.
De acordo com Cláudia Valéria, os próximos dias devem ser de chuva. “O soteropolitano tem que se acostumar com o tempo nublado, já que o período de chuva em Salvador é abril, maio e junho. Agora vai ter uma maior frequência de chuva”, explica.
A meteorologista também informa que esse trimestre é marcado pelas chuvas fortes em curto espaço de tempo, que causam transtornos na cidade, como alagamentos, deslizamento e desabamentos. “É comum acontecer em abril e maio problemas em virtudes de chuva forte em poucas horas, já que o sistema de drenagem da cidade não suporta o volume de água. Que vai acontecer, vai, é fato, mas não dar para dizer que dia exatamente, porque depende da distribuição da chuva”.
Os trovões e raios também são comuns nesse período. A meteorologista esclarece que as descargas elétricas não preocupam, mas que a população deve tomar alguns cuidados, como evitar áreas abertas, como praias e campos de futebol, além de não ficar debaixo de árvores. “O correto é se abrigar em casas ou carros”, indica a meteorologista.