Em fevereiro, setor de setor de serviços cresce 0,8%, diz IBGE
Em relação a fevereiro de 2014, três dos cinco segmentos dos Serviços tiveram variações positivas: Serviços prestados às famílias (6,8%), Serviços profissionais, administrativos e complementares (3,6%) e Serviços de informação e comunicação (0,6%). Já as quedas ocorreram em Transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio (-1,9%) e Outros serviços (-0,2%). As maiores contribuições para a taxa global vieram deServiços profissionais, administrativos e complementares (0,8 p.p.), Serviços prestados às famílias (0,4 p.p.) eServiços de informação e comunicação (0,2 p.p.).
O segmento de Serviços prestados às famílias registrou no Brasil uma variação de 6,8% em fevereiro sobre igual mês do ano anterior, inferior às taxas de janeiro (8,9%) e dezembro (8,8%). Os Serviços de alojamento e alimentação registraram variação nominal de 6,4% e Outros serviços prestados às famílias1, 9,4%. Serviços profissionais, administrativos e complementares tiveram alta de 3,6% em fevereiro, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, inferior às variações de janeiro (5,4%) e dezembro (11,0%). Os Serviços técnico-profissionais, correspondentes aos serviços intensivos em conhecimento, registraram queda (-6,5%) e os Serviços administrativos e complementares, que abrangem as atividades intensivas em mão-de-obra,cresceram 7,2%.
O segmento de Transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio registrou variação nominal negativa (-1,9%) em fevereiro, na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Em janeiro e dezembro, o segmento registrou variações positivas de 2,1% e 4,9%, respectivamente. Por modalidade, os resultados foram: Transporte terrestre (-2,5%), Transporte aquaviário (12,0%) e Transporte aéreo (-4,5%). Já a atividade de Armazenagem, serviços auxiliares dos transportes e correio mostrou queda (-1,9%). Outros serviços tiveram variação nominal negativa (-0,2%), sendo que em janeiro não houve variação significativa (0,0%) e em dezembro houve alta de 3,4%.