Boletim Eletrônico 615 – Salvador, 30 de maio de 2011
“A arrogância precede a ruína”
Um episódio chamou a atenção na semana passada no meio político brasileiro e que deve servir de exemplo a todos nós.
O Ministro Antônio Pallocci, chefe da Casa Civil, protagonizou algumas trapalhadas na condução política da votação do novo Código Florestal no Congresso Nacional ameaçando tirar cargos do PMDB, isto porque o Partido propôs Emenda ao Projeto no Plenário da Casa, que foi vitoriosa no voto, mas que o governo não estava de acordo.
Pallocci, que é deputado federal licenciado, parece continuar atordoado pelas denúncias da Folha de São Paulo quanto ao espetacular crescimento do seu patrimônio pessoal, em vinte vezes, em apenas quatro anos. Mas mesmo assim teve que recuar da sua posição truculenta.
Lula “entrou de sola”
O “bicho pegou”, como se diz na gíria e o tarimbado ex-Presidente Lula entrou em ação. Segundo reportagem do site bahiatododia.com (veja aqui) Lula teria dito a Pallocci “você tome cuidado porque sua situação no Congresso não é boa. Todo mundo está insatisfeito com a sua conduta”.
A reportagem revela que o fragilizado Ministro teria ligado para vários parlamentares para se desculpar. O PMDB que no início protestou com veemência recuou, mas todos sabem que isso pode custar muito caro ao Palácio.
Porém a oposição bradou.
Humildade é sempre um exemplo a ser seguido
A oposição também foi procurada pelo Ministro com pedido formal de desculpas. Mas o Senador Magno Malta (PR-ES) sequer atendeu a ligação de Pallocci e ainda esbravejou “Quando a crise pega esse pessoal do governo fica humildezinho, mas comigo não. Pallocci precisa aprender com este episódio. A arrogância precede a ruína”.
Que esta experiência recente possa servir como mais um exemplo histórico a ser analisado pelos governos e todos nós. Já vimos vários grupos políticos, e na Bahia não faz muito tempo, assinarem sua derrocada a partir da sua soberba política.
Afinal, os governos passam e a nossa vida continua.
Sindsefaz