Boletim Eletrônico nº. 588 – Salvador, 14 de março de 2011
Reunião de auditores aponta caminhos para o movimento em favor de um justo subteto
No café da manhã ocorrido nesta manhã, 14/03, no restaurante Grande Sertão, em Salvador, o Sindsefaz atualizou as informações aos colegas auditores fiscais presentes quanto às gestões que a entidade vem fazendo junto ao governo com o objetivo de alterar o subteto salarial do Poder Executivo baiano.
Antes, porém, os colegas receberam a visita do deputado federal e presidente do PCdoB, Daniel Almeida, que registrou a sua solidariedade ao movimento da categoria e defendeu que as negociações sejam abertas pelo governo para contemplar os acordos assinados com os fazendários.
Daniel colocou-se à disposição da categoria para buscar entendimento com o governo estadual e afirmou que entraria em contato com o Secretário de Relações Institucionais, Cezar Lisboa, assim como tentaria falar com o governador Wagner sobre este tema para garantir uma efetiva negociação para estabelecimento de um novo subteto salarial da Bahia.
O encontro foi ainda mais valorizado pela presença do deputado estadual Álvaro Gomes, PCdoB, que participou de boa parte da discussão com os fazendários. Álvaro se posicionou, também, pela abertura imediata de negociação entre governo e Sindsefaz para modificar o subteto do funcionalismo e afirmou que faria gestões junto a SERIN para construir um canal de comunicação objetivo visando atender a demanda dos fazendários.
Gomes disse que na tarde de hoje, 14/03, o PL com reajuste de 5,91% será aprovado, mas nada impede que novo Projeto de Lei seja enviado a Assembléia Legislativa, a qualquer tempo, reformando o subteto do Poder Executivo se houver decisão política do governo para isso e neste sentido ele buscaria ajudar aos fazendários no convencimento do governo. Afirmou que como deputado que apóia ideologicamente o governo não apresentaria emendas ao Projeto que já se encontra na ALBA por além de ser fiel ao governo essa atitude seria inócua neste momento (o governo detém maioria absoluta na ALBA), contudo vai se pronunciar no púlpito da Assembléia em favor da abertura de diálogo do governo com o Sindsefaz, imediata, e que traga resultados práticos, com a maior brevidade possível, beneficiando assim a categoria fazendária.
Após vários pronunciamentos e questionamentos ao deputado presente, por parte dos colegas, a reunião produziu os seguintes encaminhamentos que foram somados às decisões da reunião de sexta-feira passada:
2) Ida à Sefaz, 14/03, às 15:30h
3) Realização de encontros regionais (DAT’s Metro, Norte, Sul e CAB)
4) Convocação de assembléia da categoria na 1ª quinzena de abril
5) Moção de apoio à Carta dos Gestores da DAT Norte enviada a Sefaz (publicaremos oportunamente)
6) Feitura de carta ao Governador Jaques Wagner
O Sindsefaz convoca a todos os auditores e agentes de tributos a comparecerem a esta mobilização da categoria para ter mais esta vitória na cesta de conquistas obtidas pela categoria nos últimos quatro anos.
Sindsefaz
Atuação e Luta
Construindo uma nova Sefaz