21/01/16 – Bahia Econômica
COPOM MANTÉM A TAXA DE JUROS EM 14,25% E ATENDE A PRESSÕES DO PLANALTO
Contrariando as expectativas iniciais, o Banco Central manteve nesta quarta-feira (20), por 6 votos a 2, a taxa básica de juros (Selic) em 14,25% ao ano. Foi a quarta reunião seguida em que a taxa foi mantida.
Tudo indica que a pressão do setor produtivo, do Partido dos Trabalhadores e em meio a sinais de que a economia terá uma retração mais forte, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central preferiu manter a taxa básica de juros inalterada em 14,25% ao ano nesta quarta-feira (20).
Ontem o presidente do Banco Central usou uma previsão do FMI, afirmando que a situação do país iria se agravar, como uma espécie de argumento para a manutenção da taxa.
Ele afirmou que considerava “significativas” as novas projeções do FMI (Fundo Monetário Internacional) indicando piora no cenário econômico brasileiro.
Para analistas, foi um recado do BC de que adotaria uma postura mais alinhada com o Palácio do Planalto, que prefere manter os juros inalterados para evitar mais abatimento econômico. A taxa permanece em 14,25%, mas segue no maior patamar em quase dez anos.
em 20/01/2016