1542 – Sindicatos se reúnem com o ex-governador Wagner

Boletim Eletrônico nº. 1542 – Salvador, 28 de junho de 2017

Sindicatos se reúnem com o ex-governador Wagner
Abrir canais de negociação

Na tarde de terça (27), dirigentes do Sindsefaz, Sindmed, Sindsaúde e APLB-Sindicato se reuniram com o ex-governador Wagner, atual secretário de Desenvolvimento Econômico. O objetivo do encontro foi debater a atual conjuntura política e econômica do Brasil e da Bahia, além de tratar da melhoria das relações de trabalho com o governo Rui Costa (PT). Na oportunidade, esteve presente o secretário de Justiça, Carlos Martins e o colega ATE Rubens Santiago, ex-diretor do Sindsefaz, que o assessora na SJDH. O encontro foi intermediado pelo ex-titular da Sefaz.

Os dirigentes sindicais apresentaram a Wagner suas opiniões acerca da relação com o governo, que regrediram na atual gestão em relação à que ele comandou, além de registrar o protesto das entidades à medida de recadastramento obrigatório dos filiados aos sindicatos e posterior corte na consignação feita pelo Estado. Registraram também as dificuldades com os titulares das secretarias quanto ás negociações, exceção da APLB, cujo coordenador, Rui Oliveira, registrou ser sempre bem recebido pelo titular da SEC. Ademais, os sindicalistas listaram os principais problemas existentes hoje, como o congelamento salarial, a falta de concurso em muitas secretarias, o corte de direitos etc.

Wagner ouviu todos os sindicalistas, fez algumas perguntas sobre pontos levantados pelos sindicatos, disse ainda que não estava naquele encontro como mediador das relações entre as entidades e o governo, mas ficou de conversar com Rui Costa sobre os pleitos. O ex-governador e ex-ministro dos governos Lula e Dilma comentou das dificuldades na relação com os secretários é coisa pontual, pois não é política de governo, falou das dificuldades financeiras de todos os estados e declarou que não deve ter sido decisão do atual governador suspender as consignações e sim alguma determinação de órgãos fiscalizadores. Porém ficou de verificar o que ocorreu.

Ao buscar o ex-governador para uma reunião as entidades sindicais tentaram abrir um novo canal de entendimento com governo. Wagner, que foi contemporâneo de Rui Costa no Sindiquímica, sabe bem a dificuldade de um sindicato quando negociações são unilateralmente suspensas pelo setor patronal. Os sindicalistas apelaram que ele, como ex-sindicalista e um político que sempre buscou o entendimento, interceda para restabelecer conversações, uma vez que até o reajuste zero foi comunicado pelo atual governador ao funcionalismo através da imprensa.

Na oportunidade, o Sindsefaz aproveitou para convidar o ex-governador para falar sobre conjuntura e finanças dos estados no seminário sobre fiscalização de trânsito e estabelecimentos que o Sindicato promoverá em breve. Ele disse que participaria e pediu que o Sindicato confirmasse a data com sua assessoria.

Sindsefaz,
Avançar na Luta