Fenafisco faz ato pela PEC 186 e combate à sonegação

A Fenafisco e os sindicatos filiados participaram na manhã desta quarta (13), no Auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados, o ato público “PEC 186 – O Fisco e a Sociedade Juntos Pelo Fim da Sonegação”. A atividade reuniu servidores do fisco de vários do país, além de mais de vários deputados federais. A Bahia foi representada pelos colegas Gilvânia Martins, Ubirajara Lima, Davi Marcos, Edmilson Blohem, Marilícia Albuquerque e Marlúcia Paixão, diretores do Sindsefaz.

O ato foi uma iniciativa das entidades que compõem o Fórum Nacional do Fisco, para apresentar ao Brasil a PEC 186 como alternativa à atual crise econômica, que pode ser enfrentada e revertida por meio da Administração Tributária e do Trabalho. A opinião da Fenafisco, que trabalhou a proposta junto com o deputado Décio de Lima (PT-SC), a autonomia dos fiscos é essencial para o combate e repressão à sonegação, corrupção e trabalho escravo, tendo o reflexo de suas ações no equilíbrio das contas públicas e no aumento da capacidade de investimento público.

A propositura foi feita pelo parlamentar catarinense em 2007 e procura garantir a segurança institucional à Administração Tributária e do Trabalho, mais eficiência na fiscalização, melhoria na arrecadação sem o aumento de impostos, entre outros pontos, a partir do princípio de que, livres de ingerências políticas e de pressões de grupos econômicos, os fiscais podem desempenhar seu trabalho com mais eficácia. Segundo levantamento do Fórum Fisco, a sonegação fiscal continua subtraindo da sociedade mais de meio trilhão de reais por ano em tributos.

Para Marlúcia Paixão, diretora de Comunicação do Sindsefaz e da Fenafisco, foi um evento importante, que marca a mobilização pela PEC.  “Este é um fórum amplo, que reúne Fenafisco, Febrafite, Anfip, Sinait, Sindifisco Nacional, Unafisco e Fenafim, que agora conta com o apoio de deputados e senadores para aprovação da Proposta, um instrumento de combate à sonegação, mal que tanto compromete a implementação das políticas públicas”, disse ela.

PRESENÇA PARLAMENTAR

Além de contar com centenas de colegas representando todo o país, o ato teve a participação de vários deputados, que apoiam a PEC 186 (Lei Orgânica da Administração Tributária). Participam os parlamentares:

– Carlos Gomes – PRB (RS)
– Assis Melo – PCdoB (RS)
– João Rodrigues – PSD (SC)
– Luiz Couto – PT (PB)
– Luiz Carlos Hauly PSDB (PR)
– Antonio Carlos Thame – PV (SP)
– Aliel Machado – Rede (PR)
– Edmar Arruda – PSD (PR)
– Weliton Prado – PROS (MG)
– Edmilson Rodrigues – PSOL (PA)