Boletim 1854 – Salvador, 18 de março de 2019
Em dezembro, o governo do Estado aprovou na Assembleia duas medidas de forte impacto negativo para os servidores públicos: o aumento da alíquota do Funprev de 12% para 14% e a redução de R$ 200 milhões da participação do Estado no custeio do Planserv. E isso, às vésperas de se completar cinco anos de congelamento salarial, que já provocam perdas de mais de 25% do salário.
Eis que, ao começar 2019, o mesmo governo do Estado, que diz não ter dinheiro para bancar as aposentadorias dos servidores, custear sua parte no plano de saúde e reajustar os salários dos funcionários públicos, veicula uma ostensiva campanha de mídia (rádio, TV, internet e mídia externa), para divulgar suas obras, que adjetiva como de Tamanho G.
O Sindsefaz veicula desde sábado (16) 11 placas de outdoor em Salvador (veja locais abaixo), mostrando que o dinheiro que sobra para a campanha de mídia das “obras G” (somente os outdoors triplos nas ruas não saem por menos de R$ 12 mil cada unidade veiculada), falta para as demandas do funcionalismo. Servidores públicos que entregam, na ponta, os serviços de educação, saúde, justiça, segurança etc, com recursos que são arrecadados pelos fazendários sobre o trabalho dos baianos.
As placas foram colocadas em 11 pontos (10 em Salvador e 1 em Lauro de Freitas), mostrando à sociedade e lembrando ao governo que o salário, o Planserv e a aposentadoria dos servidores do Estado, bem diferente da sua propaganda G, estão atolados na medida P. O tamanho P, de perdas de 25% do salário acumuladas desde 2013; o tamanho P de um Planserv que vai ficando pequeno e cada dia de pior qualidade; o tamanho P de uma aposentadoria proibida, que custa mensalmente 14% do vencimento do servidor e que estará cada dia mais distante caso seja aprovada a PEC 06/2019, que tem pontos apoiados pelo governador Rui Costa.
Nossa mobilização em 2019 está apenas começando. Mas precisará ser maior para que alcancemos resultados. Dia 27 de março tem assembleia para discutirmos a campanha salarial e definirmos o calendário de luta.
Fazendário, contamos com sua presença.
Locais
1) Avenida Paralela (Estádio De Pituaçu)
2) Vale de Nazaré (Avenida Castelo Branco)
3) Viaduto Campo Grande (Vale do Canela)
4) Stella Maris (Alameda Praias)
5) Orla de Jaguaribe (Avenida Octavio Mangebeira)
6) Rótula Dos Barris (Sinaleira)
7) Retorno Parque Da Cidade (sentido Iguatemi)
8) Viaduto da Avenida Garibaldi
9) Patamares (Avenida Orlando Gomes)
10) Vale do Bonocô (antes da Revenda Fiat)
11) Estrada do Coco (Passarela Maxxi Hipermercado)