Boletim 1878 – Salvador, 26 de abril de 2019
A diretoria do Sindicato, no exercício de suas atividades sindicais, vem procurando diferentes setores do governo e do parlamento para estabelecer conversações produtivas e avançar em pleitos dos fazendários. Nos últimos 10 dias, mantivemos diversos contatos neste sentido.
Nesta quarta (24), com a intermediação da deputada estadual Olivia Santana (PCdoB), a diretoria se reuniu com o secretário da Casa Civil do governo, Bruno Dauster. Parabenizamos o governo pela realização do concurso de Auditor Fiscal e manifestamos a expectativa pela breve realização do certame para o cargo de Agente de Tributos.
O secretário explicou os investimentos estruturantes que o Estado tem feito e de como esses proporcionarão um florescer da economia baiana, o que implicará em aumento de arrecadação. Nos alertou dos problemas que a Bahia tem com o limite da Lei de Responsabilidade Fiscal para atender pleitos do funcionalismo, mas ficou sensibilizado com o reduzido efetivo de ATEs frente a enormidade de contribuintes a fiscalizar e o largo espaço de tempo do último concurso para cá.
Encontro com Zé Neto (PT) e bancada do PT
Na terça (23), tivemos uma reunião com o deputado Zé Neto (PT), ex-líder do governo na Assembleia Legislativa e atualmente exercendo o mandato de deputado federal. A entidade argumentou ao parlamentar da necessidade dos legisladores instarem a gestão estadual a aprofundar as tratativas com os servidores públicos. Lembrou que o Sindsefaz sempre esteve ao lado da luta por uma Bahia socialmente mais justa e de envidar esforços para este objetivo.
Já no dia 16 de abril, os dirigentes do Sindicato também estiveram reunidos com a bancada do PT na Assembleia. Na oportunidade, a entidade apresentou a proposta de criação de uma frente parlamentar em defesa da Sefaz-BA e de uma audiência pública para debater as propostas de reforma tributária. Entende o Sindicato que o debate amplo com os segmentos interessados trará a ampliação da arrecadação do Estado.
Mantendo o estilo sindical de agir, que vem sendo referendado pela categoria – uma atuação classista com autonomia e responsabilidade -, o Sindsefaz vem buscando defender os interesses dos fazendários, dos servidores públicos em geral e do Estado. Vamos manter a mobilização e luta dos fazendários, aliado a uma ação institucional independente.
A diretoria do Sindicato tem certeza que esse é o melhor caminho para alcançarmos as vitórias.