Boletim 2033 – Salvador, 02 Outubro de 2019
Depois de Barreiras (24/09) e Juazeiro (26/09), o Sindsefaz realiza reuniões esta semana em mais três cidades do interior, no trabalho de mobilização da categoria visando o seminário estadual sobre fiscalização, marcado para a primeira quinzena de novembro. Os encontros acontecem na quinta (03) e sexta (04), em Teixeira de Freitas, Jacobina e Irecê.
Na quinta (03), sob a coordenação do diretor Jorge Claudemiro e a presença de outros ativistas, acontece um café da manhã em Teixeira de Freitas, às 9h, no Lord Plaza Hotel. A intenção é reunir os colegas lotados na cidade e ainda em Itamaraju, Eunápolis, Medeiros Neto e Itanhém.
Na mesma quinta (03), às 14h, sob a organização dos diretores Pascoal Gama e Edmilson Blohen, um almoço reúne os colegas em Jacobina, na churrascaria Rancho Catarinense, situada à avenida Nossa Senhora da Conceição, s/n. Já na sexta (04), ocorrerá um café da manhã com os colegas de Irecê e Seabra, às 8h30, na sede da Infaz-Chapada (Irecê), situada à avenida Primeiro de Janeiro, Loteamento Morada do Sol.
Essas reuniões no interior foram idealizadas no encontro dos ATEs, ocorrido em 28 de agosto, na sede do Sindicato, quando foram formados quatro grupos de trabalho para mobilizar o segmento e debater fiscalização, aumento de arrecadação, remuneração, condições de trabalho etc. Estes encontros regionais, sob a responsabilidade do grupo 1 (veja abaixo), terminaram por reunir todos os fazendários (auditores, agentes e técnicos), ampliando o caráter político e fomentando a luta coletiva da categoria.
A avaliação da diretoria do Sindsefaz e dos ativistas que têm se deslocado aos encontros, estas atividades têm sido animadoras e construtivas, um encontro do Sindicato com todos os fazendários da região visitada e uma oportunidade de democratizar informações e colher as opiniões de todos sobre o nosso presente e o que fazer quanto ao futuro.
O seminário estadual sobre fiscalização, marcado para novembro, será o ápice desse processo de debate e mobilização, sintetizando a produção e encaminhamento dos quatro grupos, que estão trabalhando simultaneamente: 1) Mobilização e organização de seminário estadual; 2) Reestruturação da remuneração; 3) Modernização da fiscalização e melhoria da arrecadação; e 4) Articulação política.