Boletim 2091 – Salvador, 25 de novembro de 2019
No dia 21 de novembro, a Diretoria de Aposentados e Pensionistas do Sindsefaz reuniu alguns colegas para debater o planejamento do Departamento para o ano que vem. Em pauta, as ações e atividades a serem desenvolvidas em 2020. Participaram das discussões os colegas Jorge Claudemiro (diretor), Elias Fonseca, Elda Firmo, Aulos Cruz, Carlos Batista e Augusto Tadeu. O encontro teve a orientação da socióloga Petilda Vazquez, que vem desenvolvendo um trabalho de consultoria sindical junto a nossa entidade.
Ter uma política sindical para nossos aposentados e pensionistas é um objetivo que o Sindicato mantém atual desde que criou o Departamento, ainda no início do século, com a iniciativa dos colegas Walmir Cruz e Honorina Cerqueira. Desde então, esta ação só fez avançar. É um segmento formado por colegas com expressiva participação na história das nossas lutas, mobilizações, comemorações e campanhas.
A decisão dos governos de não renovar o quadro de funcionários ativos fez com que os aposentados e pensionistas formem um contingente cada vez maior em nossa base, o que exige direcionar as políticas e ações. Ademais, o Estado não tem uma política para os servidores quando estes vão para a aposentadoria, deixando de cumprir sua função social para com seus ex-colaboradores no momento em que estes encararão possível perda de rendas, continuidade da responsabilidade de sustentação material da família, gastos maiores com saúde, comprometimento com mal estar físico e psíquico/ motivacional.
Por isso, este ano, a entidade realizou uma pesquisa junto aos seus associados para atualizar o perfil do segmento e ouvir o que tem a sugerir e criticar sobre o trabalho do setor e futuros planos e atividades, respondendo aos desafios cada vez maior nessa área. Este levantamento permitiu ao Sindicato traçar algumas linhas de ação, entre as quais, a necessidade de instituir um trabalho intersetorial na entidade, com o envolvimento das diretorias de Saúde, Jurídica e Intersindical.
A reunião de planejamento listou algumas iniciativas a serem melhor discutidas e encaminhadas:
1) Continuidade das Atividades existentes: Dia do Aposentado, São João e Festejo de Fim de Ano;
2) Criar espaço na Sede do Sindicato, de modo que se designe um dia no mês à realização de múltiplas atividades recreativas e de acolhimento (respostas, encaminhamentos e/ou resultados jurídicos, jogos, tais como: xadrez, cartas, pingue pongue, dama, cinema, Roda de Conversas e de Escuta). Dia Institucionalizado do Aposentado/da, (exemplo, última quinta-feira do mês). Café da Manhã, entre outras atividades;
3) Criar convênios, parcerias (a exemplo do Planserv, de modo que tal parceria se constitua uma espécie de controle social de base de associado sobre o Plano) e demandar da ASFEB a disponibilização para efetuar atividades para aposentados, sempre que possível com custos de locomoção assumidos ou compartilhados;
4) “Através de trabalho solidário e voluntário criar uma ferramenta (linha telefônica, email, de atendimento ao aposentado/a para orientações de questões do cotidiano).
5) Criar uma espécie de SAC Móvel que atenda demandas e necessidades no interior do Estado;
6) Realizar cursos e capacitação em diversas áreas (habilidades no campo digital, curso de Extensão Universitária e Especialização), em parcerias com universidades e/ou outras organizações;
7) Realizar atividades esportivas e culturais.