Boletim 2171 – Salvador, 18 de março de 2020
O Sindsefaz encaminhou nesta quarta (18) uma Carta Oficial ao Gabinete da Sefaz-BA expressando sua preocupação com a saúde dos fazendários que trabalham no atendimento ao público e em contato direto com contribuintes. Citamos aqueles servidores lotados nos postos fiscais, Sacs e inspetorias.
O Sindicato entende que aqueles fazendários que compõem o grupo de risco devem contatar de imediato suas chefias e solicitar a mudança na forma de trabalho (para home office), como assim autoriza o decreto do governador Rui Costa, nº 19.529, de 16/03/2020, bem como a resolução nº 134 da Sefaz, de 17/03/2020.
O SindSefaz recomenda ainda aos seus associados que sigam as precauções das autoridades e especialistas da área de saúde: higienização constante das mãos, evitar aglomerações, utilizar equipamentos de prevenção, manter distância de pelo menos 1 metro dos prepostos, entre outras medidas.
O Sindicato também entrou em contato com gestores da Sefaz para indagar sobre as providências até agora adotadas. A entidade foi informada que o SAC, por exemplo, só atenderá, a partir de segunda (23) atendimentos agendados.
Estamos todos unidos na luta contra o coronavírus. A atividade do fazendário é essencial para que o Estado garanta as medidas emergenciais para combater a doença. Entretanto, é preciso que tenhamos cuidado e precaução, assim como exige-se da Sefaz a garantia da integridade de seus servidores.