Em defesa da democracia e contra arroubos autoritários

Boletim 2222 – Salvador, 01 de junho de 2020

O Conselho Deliberativo da Fenafisco, reunido na última quinta (28), aprovou uma nota pública, também subscrita pelo Sindsefaz, na qual a entidade defende a democracia e condena as tentativas do presidente da República de romper a institucionalidade garantida na Constituição de 1988.

Diz o texto que a entidade não pode ficar “omissa diante da perigosa escalada autoritária, que a cada dia se parece menos com mera retórica ou bravata e mais com um projeto político liderado por um grupo minoritário na sociedade, mas extremamente belicoso e intolerante”. Esta omissão não é papel do sindicalismo, defende a Federação, em nome dos sindicatos do fisco de todo o Brasil.

Em outro trecho, a Fenafisco conclama as organizações da sociedade e os cidadãos a se unirem para evitar o pior: “Por saber, todavia, que as liberdades e os direitos civis e políticos são realizáveis apenas em regimes democráticos, é que a Fenafisco vê como imperiosa e urgente a união de todas as pessoas e organizações da sociedade civil comprometidas com a democracia para enfrentar a “indústria” criminosa da injúria e calúnia em série e da ameaça à integridade física das pessoas e ao funcionamento das Instituições, que já não esconde o propósito de impor o seu poder pela violência e de instaurar um governo de inspiração fascista no Brasil”.

Por fim, a Federação afirma que essa unidade é necessária, pois é a própria existência da luta dos trabalhadores que está em risco pois “sem democracia não há sindicalismo”.

Veja íntegra da nota.