Boletim 2281 – Salvador, 28 de agosto de 2020
Sindicatos que representam cinco categorias do serviço público estadual (Sindsefaz, Sindsaúde, Sinpojud, APLB-Sindicato e Sintest) se reuniram nesta quarta (26) em um evento virtual para debater a retomadas da luta e discutir ações conjuntas para defender os interesses do funcionalismo estadual, avaliar o trabalho em tempos de pandemia e como está a retomada de certos serviços que ficaram suspensos nos últimos cinco meses.
O Sindsaúde relatou as dificuldades enfrentadas neste período pelos profissionais de saúde, que estavam na linha de frente do combate à pandemia do novo coronavírus, enfrentando o problema com sobrecarga de trabalho e em condições precárias, por exemplo, com equipamentos de segurança em número insuficiente. A APLB-Sindicato e Sintest demonstrou preocupação com a volta às aulas, com o nosso Estado ainda tendo um grande número diário de novos doentes e de óbitos.
Em seu informe, o Sindsefaz falou das ações desempenhadas pela entidade neste período, como a aquisição de equipamentos de proteção para os fazendários que continuaram trabalhando, as doações de cestas básicas para famílias carentes e a luta que vem se dando contra os efeitos da ADI 4233. O Sinpojud comentou a nova experiência que foi o trabalho jurídico virtual e como se deu o funcionamento da justiça neste período.
Os sindicatos ficaram de retomar as discussões e ações conjuntas, uma vez que a situação do funcionalismo se agravou com o congelamento salarial com data marcada, até dezembro de 2021. Essa situação trará enormes dificuldades para quem está indo para o sétimo ano de congelamento e perdas que ase aproxima de 35% do vencimento percebido em 2013.