Reunião avaliou 2020 e debateu os desafios dos fazendários em 2021

Boletim 2336 – Salvador, 21 de dezembro de 2020

Na última quarta (16) o Sindsefaz promoveu uma reunião com a categoria para analisar a conjuntura atual, avaliar o ano de 2020 e debater as perspectivas para o novo ano que se aproxima. Não foi uma assembleia e sim um bate-papo que contou com a presença de 60 colegas, dos três segmentos de nossa base, que ouviram a diretoria do Sindicato e fizeram ponderações e manifestaram suas opiniões sobre os temas em questão. O encontro aconteceu em nossa sala, no aplicativo Zoom.

O diretor Jurídico da entidade, Joaquim Amaral, fez um informe resumido de nossas ações judiciais em andamento e outras que estão em estudo no setor para 2021. Ele frisou o êxito do Sindsefaz em obter 28% de todos os acordos de precatórios fechados através do último edital, em outubro passado. Esse número permitirá ampliar no ano que vem a recuperação de recursos sonegados aos fazendários pelo governo em anos passados. Só lembrando entre 2018 e 2020 foram recuperados mais de R$ 200 milhões através de processo judiciais ingressados e acompanhados por nosso corpo de advogados.

O diretor de Organização, Cláudio Meirelles, descreveu o difícil cenário político institucional que estamos vivendo, amplificado pela pandemia do novo coronavírus. Falou também das ações de mobilização e articulação com a base sindical, mesmo com a crise e das tentativas de interlocução com o governo através dos parlamentares aliados.

Após estas intervenções a diretora Adjunta de Comunicação, Wadja Barboza, assumiu a mediação dos debates, abrindo a palavra aos associados presentes. Os colegas que falaram enfatizaram a importância do Sindicato na luta em defesa dos direitos dos fazendários num momento tão difícil para o país e em especial para os servidores públicos de modo geral.

Visita
Durante a reunião recebemos em nosso ambiente virtual a ilustre visita de Carlos José Souza Costa, Juiz do Trabalho em Conceição do Coité, amigo do Sindicato. Sua relação com a categoria é de bastante proximidade, filho do auditor fiscal falecido Otoniel Santos Costa e de nossa associada pensionista Carmelita de Souza Costa. Ele deixou uma mensagem de estímulo aos fazendários nessa conjuntura tão adversa.