Comitê Baiano VACINA NO SUS JÁ! convoca plenária

Boletim 2342 – Salvador, 19 de janeiro de 2021

Nesta terça (19), 17h, através da plataforma online Zoom, acontece reunião virtual do movimento VACINA NO SUS JÁ! Será uma reunião de trabalho e encaminhamentos, com a presença de um representante de cada organização que compõe o Comitê Baiano. Diferente da primeira plenária, este será um encontro para tomada de decisões e, por isso, a limitação no número de participantes.

Tivemos uma boa notícia no domingo (17) que foi a liberação pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) das primeiras vacinas a serem utilizadas pelo Brasil para a imunização da população contra a Covid-19. O órgão liberou o uso da CoronaVac (vacina chinesa que está sendo produzida pelo Instituto Butantã, de SP) e da AstraZeneca (vacina inglesa desenvolvida pela Universidade de Oxford com outros países).

A Anvisa não decidiu deliberar, entretanto, sobre a vacina Sputnik, russa, que já está sendo utilizada na Argentina e que é a que possui a maior capacidade imediata de produção no Brasil, de 10 milhões de doses por mês. O governo da Bahia é um dos estados que manteve entendimentos com o governo da Russia para utilizar o imunizante.

Com isso, apesar da liberação da Anvisa, estaremos apenas engatinhando em termos de vacinação, uma vez que a CoronaVac dispõe hoje de apenas 10,8 milhões de doses e a AstraZeneca sequer ainda foi adquirida. O governo brasileiro preferiu inicialmente agir com negacionismo, não comprou a vacina em tempo hábil e quando decidiu comprar, não encontrou oferta imediata.

Somos um país de 210 milhões de habitantes e precisamos ter pelo menos 420 milhões de vacinas, pois é preciso duas doses do imunizante. Como hoje dispomos de apenas de 10,8 milhões de doses da CoronaVac, temos apenas 2,5% do necessário para atender a nossa necessidade.

Nosso movimento ganha ainda mais força neste momento para pressionar o governo federal a desideologizar esta questão, permitir que a Anvisa trabalhe sem amarras políticas e interesses mesquinhos do presidente Bolsonaro, assim como garantir que outras vacinas sejam liberadas emergencialmente no Brasil, desde que haja estudos comprovados de sua eficácia. Nossas bandeiras continuam na ordem do dia: Plano de imunização que preveja vacinação de todos no SUS, testagem massiva da população, resgate do SUS e financiamento da saúde pública, ciência e tecnologia.

Por isso pedimos empenho das entidades em indicar um representante para a plenária e que possa tomar decisões, uma vez que precisaremos decidir sobre a estrutura do Comitê, que demanda inclusive decisão sobre recursos financeiros para sua manutenção.

Para Entrar na reunião Zoom
ID da reunião: 876 7737 8370