Sindsefaz, Sindsaúde e APLB cobram audiência ao governo

Boletim 2343 – Salvador, 27 de janeiro de 2021

As diretorias do Sindsefaz, do Sindsaúde e da APLB-Sindicato enviou nesta segunda (25), ao Secretário de Relações Institucionais do Estado da Bahia (Serin), Jonival Lucas, documento cobrando a marcação de audiência com o governador Rui Costa para reabrir o diálogo sobre as reivindicações dos servidores públicos do Estado da Bahia.

No documento, as entidades relembram ao secretário que no dia 28 de outubro, durante encontro com representantes dos sindicatos, na oportunidade em que anunciou a implantação do Hospital do Servidor, o governador Rui Costa assumiu o compromisso de reabrir as negociações com as representações das categorias. A intenção dos sindicatos é estabelecer diálogo produtivo com a administração estadual, afastando eventuais ruídos na comunicação institucional, até porque as organizações têm responsabilidade e sabem dos desafios do momento que estamos vivendo.

Por outro lado, os sindicatos também têm acompanhado a deterioração das condições financeiras de seus representados, que acumulam perdas enormes desde que se iniciou a política de congelamento salarial do governo estadual. Segundo cálculos do Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos), seria necessário agora em janeiro um reajuste de 37,7% para recompor os salários ao patamar de janeiro de 2015.

Importante salientar ainda que desde que as mesas Central e Setorial de Negociação foram suspensas, nunca mais houve um diálogo produtivo entre as partes, estabelecendo-se um clima de desconfiança e decepção, incomum em relações de trabalho sérias.