Sindsefaz completa 25 anos de legítima representação dos fazendários

Boletim 2349 – Salvador, 10 de fevereiro de 2021

Nesta quarta (10) o Sindsefaz completa 25 anos de fundação, organização surgida da unificação do Sindifisco e do Sindfaz, em 1996. Foi um momento alvissareiro dos fazendários baianos, que compreenderam a necessidade de construir na Sefaz uma entidade forte e unitária para enfrentar as dificuldades daquele momento.

Naquela época, impunha-se sobre a Bahia o governo do arbítrio e do arrocho salarial. Os servidores enfrentavam a maior perda de salários de sua história. Na Sefaz, o redutor salarial, o fim das diárias especiais e outras mazelas da gestão Rodolpho Tourinho tornavam a vida dos fazendários um inferno. As mobilizações eram reprimidas com brutal violência pela PM brutalizada do carlismo.

Foi então que os fazendários – auditores, agentes, técnicos e auxiliares – decidiram unificar seus sindicatos para enfrentar as adversidades e lutar pela recuperação dos salários e direitos. E esta entidade cresceu e se transformou numa das mais importantes da Bahia e uma referência da luta dos fazendários no plano nacional, ocupando hoje a vice-Presidência da Fenafisco, Federação que reúne 30 sindicatos dos fiscos estaduais do país.

Hoje, o Sindsefaz possui mais de 3 mil filiados, dos três segmentos os fazendários, ativos e aposentados, além de pensionistas. Encaramos como um fato  político a divisão da categoria após 2006, patrocinada pelos mesmos que em 1995 apoiaram todos os ataques da Gestão Tourinho aos nossos direitos. Os mesmos que, agarrados a cargos e sempre ao lado do patrão, influenciam a atual gestão da Sefaz, criando toda sorte de dificuldades aos servidores e à atuação sindical independente.

Firmes na luta

Mas hoje é um dia de comemorar os 25 anos da entidade e reafirmar a nossa opção pela luta dos trabalhadores, seja qual governo estiver de plantão, democrático ou autoritário, moderno ou antissindical. Estivemos na linha de frente da recuperação salarial obtida pela categoria entre 2007 e 2013, da aprovação da Lei 11470 – que legalizou as funções de todos os segmentos do Fisco -, bem como na criação da GDF – que melhorou a remuneração do segmento técnico-administrativo. E trabalhamos também em outras esferas, como a Jurídica, cuja atuação permitiu a recuperação de quase R$ 200 milhões aos fazendários de 2018 a 2020.

Em outro plano, temos propostas e projetos para incrementar a arrecadação de tributos e uma melhor gestão tributária. Comemoramos que muitas das ideias apresentadas pelo Sindsefaz em 2015 à atual gestão da Fazenda estejam sendo, aos poucos, implantadas. E estamos finalizando para entregar aos fazendários um sistema informatizado, moderno e eficiente, que vai ajudar na fiscalização de impostos na Bahia.

Viva os 25 anos do Sindsefaz. Viva a história de luta da legítima representação de todos os servidores da Sefaz-BA. Viva os fazendários baianos.