Boletim 2377 – Salvador, 24 de março de 2021
O Sindsefaz apresenta nesta segunda (29), através de uma videoconferência, o livro “Fazendo a Bahia: Memórias de Lutas de Homens e Mulheres da Fazenda Baiana”. A publicação traz momentos da história de luta de fazendários e fazendárias da Bahia nas últimas três décadas, desde à fase anterior a fundação do Sindsefaz até o período mais recente.
A publicação ficou pronta desde o início do segundo semestre passado, mas o ambiente de pandemia tem postergado o seu lançamento. Porém, neste instante em que um importante segmento da categoria – os Agentes de Tributos Estaduais (ATEs) – vem sendo atacado, entendemos ser importante fazer a apresentação do livro, no qual estão registrados momentos marcantes da luta desse segmento, que juntamente com os Auditores Fiscais e Técnicos Administrativos, tem consolidado a competência profissional e política no âmbito do serviço público da Fazenda no nosso Estado.
Recuperar a história de lutas na Fazenda Baiana é um passo para entender o que está por trás da virada de mesa promovida pela administração da Secretaria após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4233. Os fatos históricos se entrelaçam e mostram como foi historicamente forjada uma teia de interesses que nos levam ao momento atual – ataque aos ATEs – e que tem como pano de fundo o desmonte do Estado e a sobreposição de interesses mesquinhos, atrasados e conservadores. Ou seja, mais do mesmo da triste conjuntura que vivemos hoje no Brasil.
Organizado pela professora e historiadora Petilda Vazquez, a pesquisa apresentada no livro “Fazendo a Bahia: Memórias de Lutas de Homens e Mulheres da Fazenda Baiana” traz registros visuais e escritos da ação política em movimento na Secretaria da Fazenda. Através de depoimentos, fotos, reprodução de jornais/boletins e a recuperação da opinião da entidade ao longo do período pesquisado, a autora tece uma abordagem dos fatos ocorridos e das experiências de ações políticas tanto no âmbito local, quanto nas questões nacionais referentes às demandas da classe trabalhadora brasileira.
“Este é um livro de história viva! Viva por tratar-se de experiências, percursos, sonhos, demandas, mais precisamente da luta de Homens e de Mulheres que fazem a Fazenda baiana”, diz Petilda Vazquez. Esta opinião é também compartilhada pelo nosso diretor de Organizador, Claudio Meirelles. “Essa é a nossa história, de quem, como sujeito de construção de mundo, tem o desejo e a ambição de um mundo melhor, mais humano, fraterno, equânime e justo”, completa.
A videoconferência contará com a presença da autora, além dos diretores Cláudio Meirelles, Ana Mesquita e Gilvânia Martins. Foram convidados para proferir intervenções dois intelectuais da academia: Carlos Zacarias (Historiador e Professor/UFBA) e Ellen Mara Hazan (Advogada e Mestre em Direito do Trabalho/PUC-MG), dos quais falaremos mais no próximo boletim sobre o tema.
Então, marque aí na sua agenda, apresentação do “Fazendo a Bahia: Memórias de Lutas de Homens e Mulheres da Fazenda Baiana”, segunda (29), 19h, na sala do Sindsefaz no Zoom. Divulgaremos o link nos próximos boletins, nas nossas redes sociais, grupos de WhatsApp e via SMS.