Boletim 2443 – Salvador, 01 de Setembro de 2021
Em despacho publicado no Diário Oficial na última terça (31), a Secretaria da Fazenda liberou o colega Cláudio Meirelles para o exercício do mandato sindical no Sindsefaz, para o qual foi eleito pelos seus pares em novembro de 2018. A medida é o reconhecimento, pelo Estado, da legitimidade de representação dos auditores fiscais baianos pela entidade.
Desde abril de 2019 os colegas Cláudio Meirelles e Ubirajara Lima, ambos auditores fiscais eleitos pela categoria para a diretoria do Sindsefaz, tiveram suas liberações sindicais cassadas de forma autoritária e parcial pelo Gabinete da Sefaz, sem respeitar a legislação e nem a decisão da categoria. Veja convocações clicando aqui e aqui. Foi mais uma interferência na liberdade de organização sindical da categoria, uma vez que a administração da Fazenda tem preferência de interlocução política com uma ONG que atua na secretaria.
Durante este período os colegas acumularam as funções na entidade e na Sefaz-BA, em especial Cláudio, que é o Diretor de Organização do Sindsefaz, tarefa que exige tempo e dedicação, haja vista ser ele o responsável por tocar a política sindical e a administração da entidade. Os prejuízos que o Sindicato sofreu com esta indevida cassação da liberação jamais serão recuperados, mas como ambos têm esforço e compromisso com a categoria, conseguiram encontrar espaço em sua rotina para continuar construindo as lutas em defesa dos interesses de todos os fazendários.
Com a decisão de agora, Cláudio estará retornando nos próximos dias ao exercício pleno do mandato sindical. Neste momento ele finaliza as tarefas assumidas na Copec, onde está lotado, para não deixar pendências em seu trabalho na Fazenda.