Boletim 2447 – Salvador, 15 de Setembro de 2021
O Tribunal de Justiça da Bahia depositou esta semana, nas contas bancárias de 34 fazendários, um total de quase R$ 8,9 milhões referentes aos precatórios incluídos no Lote 5 do acordo firmado pelos credores e o Estado. Todos estes colegas têm ações movidas através do Sindsefaz.
Desde que os lotes dos acordos de precatórios começaram a ser pagos, em 2018, os fazendários assistidos pelo Departamento Jurídico de nosso Sindicato já receberam mais de R$ 200 milhões, não incluídos neste número os valores pagos pelo TJ-BA nos lotes de 2021. Em determinado momento nestes 3 anos e meio, 1/3 de todos os precatórios do governo do Estado inscritos no Tribunal eram de fazendários assistidos pelo Sindsefaz.
A entidade tem dedicado estrutura em seu Departamento Jurídico para garantir a rapidez nas ações e dado apoio ao Núcleo de Precatórios para que este consiga agilizar os processos de pagamento, de forma a beneficiar os servidores da Fazenda, mas também outros setores do funcionalismo e da sociedade que têm crédito a receber do Estado da Bahia.
Os pagamentos deste lote 5 recuperam direitos dos fazendários sonegados pelo governo estadual no passado e chega em boa hora, quando a categoria enfrenta perdas de quase 40% e quando o desgoverno Bolsonaro leva a nossa economia ao extremo fracasso, com aumento expressivo do custo de vida para todo os trabalhadores.