Boletim 2463 – Salvador, 11 de Outubro de 2021
Nesta sexta (08) a diretoria do Sindicato recebeu a visita do embaixador de Cuba, Rolando Gomez Gonzalez. Passando por Salvador em agenda oficial, o chefe da missão diplomática da ilha caribenha no Brasil abriu uma brecha em sua agenda oficial para essa deferência a nossa entidade.
Na oportunidade, Rolando Gomez gravou para o programa SINDSEFAZ ENTREVISTA, falando sobre a situação de Cuba atualmente. Ele comentou sobre o recrudescimento do bloqueio econômico dos EUA, os problemas provocados na economia do país pela queda do turismo em 2020/2021 por causa da covid e como a Ilha está enfrentando a pandemia.
Rolando informou que 85% da população de Cuba já tomou uma dose de vacina e 54% já está com as duas doses. E adiantou que até o final de dezembro toda a população estará imunizada com até três doses, o que permitirá a abertura do país ao turismo, sob protocolos, já em meados de novembro.
Cuba é o único país latino-americano a desenvolver imunizantes contra a covid-19, criando cinco vacinas, três já sendo aplicadas (Soberana 02, Soberana Plus e Abdala) e duas em fase de testes (Soberana 01 e Mambisa).
Rolando falou à diretoria do Sindsefaz sobre possibilidades de intercâmbio em áreas de interesse dos fazendários e se colocou à disposição para discutir parcerias com a entidade.