Evento quarta (21), no Espanhol, comemora Dia do Auditor Fiscal

O Sindsefaz realiza na quarta (21) um encontro comemorativo ao Dia do Auditor Fiscal da Receita Estadual, data que já é oficial em alguns estados do país. A atividade será no Centro Espanhol, em Ondina, Salvador, às 17h, com um bate-papo sobre questões corporativas específicas do segmento e um happy Hour de confraternização. O Sindicato tem entrado em contato individualmente com cada colega para confirmar a sua presença.

Na Bahia, os auditores fiscais são, junto com os agentes de tributos, os servidores responsáveis por prover os recursos necessários ao custeio dos programas de governo, à execução das políticas públicas e o funcionamento da máquina estadual. É deles a responsabilidade também de fazer o monitoramento e controle dos gastos do Estado.

O cargo de Auditor Fiscal na Bahia, previsto em regulamento, prevê 1300 vagas. Hoje, são menos de 700 colegas na ativa, muitos em condições de pré-aposentadoria, exigindo do Estado a convocação de novos concursos para oxigenar o quadro e garantir o efetivo cumprimento da função.

Sobre o 21/09

A data, 21 de setembro, é comemorada por se tratar do Dia de São Mateus, um cobrador e arrecadador de tributos na Galileia, hoje norte de Israel. Além de cobrar, diz-se, Mateus (que também era chamado de Levi) registrava todo seu trabalho de escrituração e auditoria em documentário contábil minucioso. Os livros bíblicos de Marcos e Lucas contam que seu pai, Alceu, também era “Coletor de Impostos”. E que Jesus, ao passar em frente à Coletoria, em Cafarnaum, o teria convidado para segui-lo. Ele o fez, tornando-se um de seus 12 apóstolos.

Salvador, 19 de setembro | Boletim 2655