Após 5 anos de congelamento, governo reajusta diárias

O governo reajustou em 30% as diárias recebidas pelos servidores públicos para exercício do trabalho fora do seu domicílio. Na Sefaz, atinge especialmente os que trabalham no Trânsito de Mercadorias, nos postos fiscais e nas volantes fiscais. O valor para estes, que passou de R$ 171,00 para R$ 222,43, estava congelado há 5 anos e vinha sendo motivo de queixa dos colegas.

Há muito o Sindicato vinha cobrando do governo a majoração do valor e o ponto esteve em todas as últimas pautas de reivindicações. O acréscimo de pouco mais de R$ 50,00 foi bem recebido pelos colegas mas, lamentavelmente, não recupera o que se perdeu ao longo dos últimos 5 anos, enquanto a diária esteve congelada.

Para a entidade, é preciso que as diárias sejam reajustadas anualmente, tão logo seja apurada a inflação acumulada no período. A diária é um valor a que o servidor faz jus por estar trabalhando longe de seu local de moradia, tendo que arcar com alguns custos que não teria em uma situação de trabalho na repartição, na mesma cidade onde reside. Se fica congelada, traz um duplo prejuízo ao trabalhador.

Salvador, 09 de Março de 2023 | Boletim 2736