Em Conquista, fazendários manifestam preocupação com o futuro e com a Sefaz-BA

O Sindicato prosseguiu nesta terça (11) com sua série de encontros preparatórios da Campanha Salarial, com uma reunião na DAT Sul, em Vitória da Conquista. Seguiu uma agenda que já contou com evento no Prédio-Sede (Salvador), Juazeiro (Inspetoria) e Feira de Santana (DAT Norte).

Além das questões de natureza salarial e a necessidade de atendimentos das pautas específicas dos segmentos (Fisco e Técnico), os colegas se manifestaram novamente em relação às condições de trabalho. Há muita dificuldade até de contratação de serviços de limpeza, compras de insumos para os locais de trabalho, haja a política de contratação do governo afastar os interessados.

Uma outra demanda apresentada diz respeito à aposentadoria, diante de tantas mudanças regressivas promovidas pelo último governo na Previdência. Foi citado que na esfera federal servidores estão buscando planos privados como alternativa de complementação do provento no futuro, diante do receio de uma queda brusca na renda.

Na reunião na DAT Sul também surgiu uma preocupação quanto ao futuro da Sefaz-BA caso saia a reforma Tributária, que transformaria o ICMS em IVA. Essa nova realidade exigirá uma readequação da fiscalização, com necessidade de elaboração de um novo plano de cargos e salários.

Resiliência e luta

A diretoria do Sindicato, representada pelos diretores Ricardo Ferraz, Cláudio Meirelles, Marlucia Paixão, Davi Marcos e Carlos Meireles, agradeceu a participação dos colegas no encontro. Foi salientada a importância das contribuições de todos para a construção da nossa pauta de reivindicações e legitimação da entidade nas negociações junto ao governo.

O Sindicato informou sobre as tratativas de ordem salarial com o governo. Frisou também as dificuldades que encontramos se comparado a outras categorias, como as de Educação e Segurança, setores socialmente e politicamente sensíveis ao estado, além do fato de formarmos um grupo menor, com uma média de idade elevada, o que dificulta muito nossas ações e mobilização.

Porém, a diretoria deixou claro que o Sindicato é resiliente, continua buscando alternativas para avançar na pauta da categoria, em todos os segmentos, ativos e aposentados/pensionistas. Foram citadas as vitórias pontuais alcançadas tanto através da articulação política, quanto jurídicas. Este ano não será diferente, com a manutenção da estratégia amparada no trinômio negociação, comunicação e luta.

Nesta quarta (12), a diretoria do Sindicato estará em Itabuna, para reunião na Inspetoria da Sefaz no município, às 14h.

Salvador, 12 de abril de 2023 | Boletim 2752