A partir de janeiro de 2024 o Planserv exigirá o uso da biometria facial como forma de identificação do usuário do plano nas unidades de saúde conveniadas. Até recentemente, a forma que era utilizada para identificar com segurança os conveniados era a impressão digital. A medida gera mais segurança e é mais um obstáculo contra fraudes, conforme explicou gestores do plano, em conversa com os sindicatos, na quarta (29). Davi Marcos, nosso diretor e Camila Farias, assessora da Diretoria de Aposentados, participaram do encontro.
O cadastramento da imagem da face pode ser feito pelo no aplicativo móvel do Planserv ou no prestador do serviço (laboratórios, clínicas, hospitais etc), na hora que for realizar um atendimento. Os servidores e seus dependentes terão ao longo desse mês de dezembro para se cadastrar e evitar transtornos a partir de janeiro em clínicas e laborátorios. Nos hospitais o novo procedimento só valerá a partir de 1° de fevereiro.
Estão isentos da biometria facial as crianças de zero a quatro anos. Aquelas que têm de cinco a 12 anos e não possuem RG, os pais ou responsáveis terão um prazo de seis meses para providenciar o documento e fazer o cadastramento do novo serviço.
Segundo Socorro Brito, a coordenadora-geral da assistência do Planserv, a nova tecnologia visa melhorar os serviços. “O objetivo é usar cada vez mais a tecnologia em favor da modernização do plano, aprimorando os serviços tanto para beneficiários como para prestadores”, disse.
Aplicativo
O beneficiário que ainda não usa o aplicativo do Planserv deve fazer download nas lojas da Apple ou Google. Em seguida, deve acessar a ferramenta, que, em seu primeiro uso, solicita o cadastramento da biometria facial. Para dúvidas e mais informações, entre em contato com a Central de Relacionamento (0800 056 6066 – ligações de fixo e de celular), que funciona 24 horas, todos os sete dias da semana.
Salvador, 04 de dezembro de 2023 | Boletim 2878