O Sindsefaz promoveu na sexta (10) o lançamento da cartilha “Assédio é Crime”, publicação da entidade que visa chamar a atenção da nossa categoria para as práticas criminosas de assédio moral e sexual. Apesar da forte chuva que atingiu Salvador na noite do evento, tivemos a presença de cerca de 80 pessoas, entre colegas e convidados.
A socióloga e ativista social Tatiana Badaró, que ajudou a entidade na produção do conteúdo da cartilha, foi a palestrante do evento. Ela chamou a atenção para a prática de machismo e misoginia que, enraizada numa sociedade que educa as crianças com a ideia da inferioridade da mulher, não tem o devido tratamento e cuidado. Tatiana conclamou os homens presentes a terem uma atitude ativa no combate às práticas de assédio.
Também presente no lançamento, a Promotora de Justiça Márcia Teixeira, fez um firme comentário sobre o tema, chamando a atenção para a necessidade de educarmos nossas filhas para que elas aprendam a se defender diante do assédio, bem como de práticas machistas e misóginas. Ela disse que é assim que começa uma rotina que pode terminar em feminicídios.
Pelo perfil das convidadas, no lançamento da cartilha foi pouco abordada a questão do assédio moral, que tem sido bastante identificado no trabalho e que se manifesta de maneira bastante sutil e muitas vezes travestido em brincadeiras. Por ser muitas vezes silencioso, passa ao largo de medidas preventivas e só é notado quando as vítimas adoecem e/ou denunciam.
Com a cartilha o Sindsefaz pretende ajuda na atuação e vigilância em seu ambiente de trabalho e também na Sefaz-BA, na busca por trabalho decente e respeito ao ser humano, em especial às mulheres, maiores vítimas do assédio.
Salvador, 13 de maio de 2024 | Boletim 2946