Sindicato participa do Outubro Rosa em incentivo ao autocuidado feminino

Como acontece todos os anos, nesse 10º mês de 2024 a fachada da sede do Sindsefaz, mais uma vez, está colorida à noite, com uma iluminação diferente, em alusão ao Outubro Rosa. A iniciativa marca a participação da entidade na campanha nacional pelo incentivo ao autocuidado feminino na prevenção ao câncer de mama e de colo do útero.

A campanha, capitaneada pelo Ministério da Saúde, mas que envolve entes federados, empresas, ONGs, unidades privadas de saúde e outros movimentos e segmentos sociais, tem em 2024 o tema “Mulher: seu Corpo, sua Vida”. Foi lançada uma campanha publicitária que tem como símbolo um auto abraço, reafirmando o protagonismo feminino e valorizando o autocuidado.

O Outubro Rosa acontece há mais de duas décadas, mas ganhou destaque no Brasil a partir de 2003, no primeiro governo do presidente Lula, que criou a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM). Desde então foi iniciada a construção de um leque de políticas públicas de combate à violência, estímulo à autonomia econômica, de saúde e educação das mulheres.

Em outubro, destaca-se a promoção da conscientização e orientação de acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, visando redução da mortalidade por câncer de mama e de colo do útero. A intenção do Ministério da Saúde este ano é estimular a conexão das mulheres com a saúde, de forma que a prevenção e o diagnóstico precoce sejam algo contínuo em suas vidas e não apenas neste mês.

Ao longo do mês o Sindsefaz vai promover diversas pequenas iniciativas para chamar a atenção à campanha. Além da nossa fachada, produziremos matérias e entrevistas sobre o tema, além de distribuir lembrancinhas alusivas ao Outubro Rosa às nossas associadas.

Salvador, 04 de outubro de 2024 | Boletim 3045