Abertura da 9ª Plenafisco convoca fazendários a desconstruírem machismo estrutural

Foram abertos na noite esta quarta (22), em Recife (PE), a 9ª Plenafisco e o 9º Conafisco Extraordinário (Plenária e Congresso Nacional e do Fisco Estadual e Distrital), evento promovido pela Fenafisco e pelo Sindifisco-PE. Com o tema “O Protagonismo da Mulher na Política, Administração Pública e no Sindicalismo”, o evento abordará o papel do fisco na desconstrução do machismo estrutural, no fisco e na sociedade. Debaterá também assuntos como Reforma Tributária, IBS, Loat e Renúncias Fiscais.

Na abertura do evento, Tereza Leitão (PT), senadora, a primeira mulher eleita para o cargo na história de Pernambuco, celebrou conquistas importantes das mulheres e citou o fato de Pernambuco ter eleito sua primeira governadora em 2022. Mas alertou que é preciso avançar, pois só temos duas governadoras mulheres no Brasil (PE e RN), apenas duas secretárias de Fazenda entre os 27 estados (SE e AL) e que tivemos uma mulher na Presidência da República apenas uma vez. Falou que enquanto aqui ainda estamos trabalhando com cotas para os cargos eletivos, no México, já existe paridade de representação.

A solenidade que abriu os eventos teve ainda a participação dos secretários de Fazenda de Pernambuco (Wilson José Prata) e Rio Grande do Norte (Carlos Eduardo Xavier), além de representantes de entidades nacionais da área do fisco, como Febrafite e Sindireceita. Os membros da mesa solene foram unânimes em conclamar os servidores do fisco a ajudaram na desconstrução do machismo estrutural, agentes ativos na construção de uma sociedade mais justa e democrática.

A dirigente do Sindsefaz, Marlucia Paixão, foi homenageada pelo papel desempenhado na entidade em três mandatos, elevando o protagonismo da mulher na direção da Fenafisco. Atualmente diretora de Comunicação, ela foi vice-presidente no mandato anterior, a única mulher a ocupar o cargo na história da entidade. Assumiu por seis meses o cargo de presidenta da Federação, se tornando a primeira mulher a presidir a organização.

A delegação da Bahia na 9ª Plenafisco e 9º Conafisco Extraordinário, conta com a participação de 16 colegas, sendo nove delegados: Carlos Meireles, Fabio Barbosa, Hogla Pacheco, Joaquim Amaral, Marco Aurelio Souza, Edilson Meireles, Rita Railda Lourenço, Ubirajara Lima e Ubiratan Lopes.

Salvador, 23 de outubro de 2024 | Boletim 3056