Brasil terá 94 mil novos casos de câncer de mama e de colo do útero em 2024

O Sindsefaz participa este ano, mais uma vez, do Outubro Rosa, incentivando o autocuidado feminino na prevenção ao câncer de mama e de colo do útero. Ao longo do mês a entidade promove diversas ações para chamar a atenção à campanha, com a iluminação da fachada da sede, matérias e entrevistas sobre o tema, distribuição de lembrancinhas alusivas, entre outras.

Segundo Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Brasil terá 73,6 mil novos casos em de câncer de mama em 2024 (4.230 na Bahia). Para efeito comparativo, em 2019 foram menos de 60 mil casos. E manterá, também no ano, a média de 17 mil novos casos de câncer do colo do útero. São números que exigem uma grande mobilização da sociedade pela prevenção e incentivo ao autocuidado da Mulher.

O câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente em mulheres (29,5% dos casos novos), após o câncer de pele, com 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. É relativamente raro antes dos 35 anos, mas acima desta idade a incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos, diz o Ministério da Saúde.

Já o câncer do colo do útero é o segundo tipo mais comum entre as mulheres no mundo, depois do câncer de mama, e a principal causa de morte por câncer entre mulheres em muitos países. No Brasil, é o terceiro tumor mais incidente na população feminina, com uma taxa de incidência de 15,38 casos a cada 100 mil mulheres.

Prevenção e cuidado

Segundo o Ministério, cerca de 17% dos casos podem ser evitados por meio de hábitos de vida saudáveis. Praticar atividade física, por exemplo, ajudam a reduzir o risco. Cerca de 10% dos casos de câncer de mama são atribuídos a causas hereditárias, mas outros fatores como obesidade, tabagismo, consumo de álcool em excesso e sedentarismo, podem aumentar a possibilidade de desenvolver a doença.

Salvador, 09 de outubro de 2024 | Boletim 3048