Congresso demonstrou unidade, força e importância do Sindsefaz

O 3º Congresso Estadual dos Fazendários, ocorrido de 18 a 20 de setembro, no Hotel Deville, em Salvador, reuniu quase 300 colegas, de um total de 380 que se inscreveu para participar. Foram três dias de importantes debates sobre vários temas relacionados com o fisco, com o serviço público em geral, com a luta sindical, com o mercado de trabalho e com a vida dos trabalhadores e do povo.

A atividade, que aconteceu 24 anos após sua última edição, ocorrida em 2000, foi uma grande demonstração da unidade dos fazendários em torno de seu sindicato. Única das 31 entidades filiadas à Fenafisco a reunir todas as categorias da Fazenda em sua base, o Sindsefaz mostra-se antenado à exigência de amplitude, uma das características fundamentais para uma entidade que se propõe preparada para os desafios colocados hoje e no futuro.

Leia também:

O Congresso demonstrou também o destaque sindical do Sindsefaz. Não é fácil reunir centenas de trabalhadores em plenárias durante quase três dias. Todo o evento foi marcado por grande participação, com a quase totalidade dos inscritos presentes nos painéis, comprovando o interesse e a boa escolha dos temas do evento.

E por fim, deu uma pequena mostra da força política do Sindicato, que atraiu três secretários estaduais, dois à abertura – Afonso Florence (Casa Civil) e Davidson Magalhães (Trabalho) – e um terceiro, Bruno Monteiro (Cultura), como palestrante em um dos painéis da sexta (20). Este reconhecimento institucional da entidade é uma arma importante em momentos de dificuldades de mobilização sindicais, como canal de mediação na busca por nossas demandas.

Por outro lado, a excelente estrutura montada para receber os fazendários, mesclando os debates com atividades lúdicas e de lazer, além da articulação entre os painéis com temas que tangenciam o fisco e seus trabalhadores de alguma forma, com maior ou menor intensidade, foram dois pontos bastante elogiados pelos delegados e participantes.

Agora o Sindicato se debruçará sobre as repercussões do Congresso, com o encaminhamento das resoluções, inclusive a instalação dos quatro grupos de trabalho montados para debater Reforma Tributária, Lei Orgânica da Administração Tributária, Fundação Sindsefaz e a ampliação da base sindical.

Salvador, 25 de setembro de 2024 | Boletim 3037