Obra sobre a vida do revolucionário Zanetti será lançada durante o 3º Congresso

O lançamento do livro “Zanetti: o Guardião do Óleo da Lamparina” (Kotter Editorial, 2023), escrito pelo professor, jornalista e ex-deputado estadual e federal Emiliano José, será o destaque do Sarau Literário, que ocorrerá durante a terceira edição do Congresso do Sindsefaz. A atividade ocorrerá no segundo dia do evento, quinta (19), às 19h.

Personagem referência da obra de Emiliano José, o economista José Carlos Zanetti, falecido em março de 2022, em decorrência de um câncer, foi militante político preso e torturado pelo Regime Militar. Paranaense, posteriormente radicado na Bahia, onde militou na organização de orientação marxista-leninista Ação Popular (AP), Zanetti enfrentou o estado de exceção e dedicou a vida à causa da democracia. O título do livro faz menção ao pensamento do teólogo Leonardo Boff, o de que a lamparina guarda sonhos e seu óleo é o que mantém o fogo aceso – os sonhos vivos.

Natural de São Paulo, Emiliano construiu sua vida política, jornalística e de escritor na Bahia. Chegou em Salvador nos anos 70 após ter sido perseguido durante a ditadura militar. Na capital baiana ficou preso na Penitenciária Lemos de Brito, precisamente na Galeria F, onde os alvos dos militares eram encarcerados. Esse período ele recordou na série de obras Galeria F, desmembrada em cinco livros e título homônimo de documentário produzido pela Globo Filmes e dirigido por Emília Silveira.

Autor de vasta obra literária, em 1980, em parceria com o jornalista Oldack Miranda, também publicou “Lamarca: O Capitão da Guerrilha”, livro que descreve a trajetória do capitão do Exército e revolucionário Carlos Lamarca, que serviu de base para o roteiro do filme “Lamarca”, do diretor Sérgio Rezende.

Emiliano formou-se em jornalismo na Faculdade de Comunicação da UFBA, onde fez mestrado, doutorado e também foi professor. Na carreira parlamentar, foi suplente de deputado estadual pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) entre 1987 e 1991, período em que assumiu o mandato diversas vezes. Em 2001 foi eleito vereador em Salvador pelo Partido dos Trabalhadores, atuando até 2004, quando renunciou ao mandato em dezembro de 2002, para assumir, logo depois, o de deputado estadual pelo PT, de 2003 até 2007. Foi suplente de deputado federal pelo mesmo partido de 2007 até 2011, também assumindo o mandato por dois anos.

Salvador, 16 de setembro de 2024 | Boletim 3023