Foi concedida na terça (08), através da Portaria Nº 00920847, a liberação do trabalho de nosso colega Cláudio Meireles, para o exercício do mandato sindical. Porém, não será liberado para o Sindsefaz, entidade da qual é Diretor de Organização, legitimamente eleito pelos fazendários. Sua liberação foi feita após pedido da Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (Fetrab).
A liberação pela Fetrab, entidade da qual Cláudio também é diretor, é motivo de comemoração. Isso porque a Sefaz-BA cassou a sua liberação para o mandato no Sindsefaz. Direito garantido pela Constituição Federal, no caso nosso, tem sido reiteradamente desrespeitado pela posição partidária que o Gabinete da Fazenda tem tido na querela que envolve o legítimo sindicato de todos os fazendários e uma entidade que atua na Secretaria e que é apensada à atual direção.
Já há decisão da Justiça do Trabalho, de conhecimento da Sefaz e da Procuradoria do Estado, ratificando que a falta de legitimidade sindical dessa entidade, haja vista sua instituição ter se dado com vício na origem, configurando-se um sindicato ilegal. Mas o Gabinete finge que esta decisão não existe e continua agindo de maneira parceira com os amigos.
Já houve um tempo em que Cláudio teve que se dividir entre a direção do Sindsefaz e a tarefa profissional, indo todos os dias cumprir suas funções na repartição na qual era lotado. Nesse período, em contrapartida, dirigentes dessa organização estavam liberados, mesmo com o explicitado acima. Mesmo com a clara perseguição, Meireles nunca abandonou a luta, compreendendo que haverá sempre do outro lado os que querem prejudicar os sindicatos para massacrar mais facilmente os trabalhadores.
Mesmo com foco na atuação geral em defesa de todos os servidores do Estado, pela Fetrab, Cláudio continuará dedicando tempo ao trabalho dos fazendários. Na Federação há divisão de tarefas entre os diretores para o acompanhamento das diversas entidades filiadas e ele estará sempre junto dos fazendários. À luta.

Salvador, 11 de abril de 2025 | Boletim 3149