Nesta segunda (24) os colegas Claudio Meireles e Davi Marcos estiveram na Secretaria da Administração, reunidos com o superintendente de Recursos Humanos, Adriano Tambone. Os dirigentes do Sindsefaz estavam acompanhados da dirigente da Fespe-Bahia, Ivanilda Brito, que também é presidenta do Sindsaúde.
O Sindicato cobrou de Tambone como está o encaminhamento do acordo em torno da GDF e também sobre a segunda promoção do grupo técnico, que o governo assumiu o compromisso de resolver no início de 2025. Só para lembrar, a mudança na Gratificação foi acordado na Mesa de Diálogos da Secretaria da Fazenda, enquanto o avanço foi fruto de um entendimento firmado ainda no governo Rui Costa, até hoje não cumprido pelo Estado.
Tambone informou que a Secretaria da Administração está ultimando os cálculos da mudança na GDF para apresentar ao secretário da Fazenda. Que tratou do problema com o titular Edelvino Gois na semana passada e que uma definição está próxima de sair.
Quanto à promoção, Adriano informou que após resolver a GDF, a questão entrará em pauta. Disse que a Saeb está trabalhando nesse tema e que será encaminhado em conjunto com a demanda de outras secretarias, em uma única ação, uma vez que será preciso enviar um projeto à Assembleia Legislativa para mudar a legislação para alterar o tempo de interstício.
Apesar de ainda não termos de forma clara a definição exata de quando os dois temas estarão resolvidos e beneficiando os colegas técnicos, avaliamos que estamos próximos disso ocorrer. Será a coroação de uma luta antiga do segmento, que já se vai quase uma década, que teve a ativação participação de muitos colegas, com destaque para Ana Mesquita, Luis Mendonça, Davi Marcos, além de Reginato Pereira e Joaquim Amaral, que se debruçaram para encontrar as saídas que nos levaram ao compromisso do governo com as duas conquistas.

Salvador, 25 de fevereiro de 2025 | Boletim 3115