Sindsefaz contrata energia solar e fará economia de R$ 60 mil por ano

A diretoria do Sindsefaz aprovou a contratação de serviços de energia solar e montagem de uma usina geradora individual na sede da Pituba, em Salvador. As placas solares e demais equipamentos já chegaram e a instalação deve ser feita nos próximos dias, para muito em breve a entidade começar a gozar dos benefícios financeiros da iniciativa.

A montagem da mini usina de energia solar vai trazer uma economia de R$ 3 mil por mês à entidade nos primeiros sete anos e de R$ 5 mil por mês após esse período. Nesse primeiro momento reduziremos nossos gastos anuais em R$ 36 mil, passando para R$ 60 mil por ano após finalizados os pagamentos da instalação. Serão investidos R$ 85 mil em equipamentos e serviços, mas a entidade não desembolsará recursos de seu caixa, pois todo o valor foi financiado, com amortização em 72 prestações mensais de R$ 1.973,00.

Para executar os serviços foi contratada a empresa SINERGIA Soluções em Engenharia Elétrica, sediada em Feira de Santana, que também se responsabilizará por todo o encaminhamento burocrático junto à Coelba, além de oferecer garantia dos serviços por 12 meses. Os equipamentos têm garantia do fabricante, sendo 12 anos contra defeito de fabricação e 25 anos com eficiência de 80% para os módulos solares, bem como 10 anos contra defeito de fabricação dos inversores de frequência.

Além de trazer economia de longo prazo para a entidade, que vem sofrendo redução no número de filiados, haja vista a diminuição da categoria, fruto da política de não reposição de quadros do governo, o Sindsefaz também dá sua contribuição para melhoria do país e do planeta. O custo de geração de energia é alto, tanto do ponto de vista ambiental quanto financeiro e iniciativas como a nossa diminuem a dependência energética do Brasil, além de ajudar a baratear o custo do fornecimento do serviço para os que mais precisam.

Salvador, 3 de outubro de 2024 | Boletim 3043