Notícias

Home » Notícias

1516 – Aposentados e pensionistas retomam reuniões mensais

Boletim Eletrônico nº. 1516 – Salvador, 04 de maio de 2017

Aposentados e pensionistas retomam reuniões mensais
Mais de 50 colegas presentes

A chuva que caiu forte na manhã desta quinta (04), em Salvador, não foi empecilho para que mais de 50 colegas aposentados e pensionistas se reunissem na sede do Sindsefaz, na retomada dos encontros mensais do segmento. Foi mais um evento participativo, com duas vibrantes intervenções proferidas por palestrantes de excelência. A atividade foi aberta pela diretoria do Sindicato, tendo à frente os colegas Marilícia Albuquerque e Jorge Claudemiro, com informes da entidade.


Reformas
O jornalista, professor, escritor e ex-deputado Emiliano José foi o primeiro palestrante. Ele falou sobre a conjuntura politica nacional, com o avanço das reformas promovidas pelo governo Temer, que vão prejudicar, e muito, os trabalhadores brasileiros. Com a experiência de quem já esteve na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal, traçou um panorama do processo político no Brasil.

Emiliano alertou para a necessidade de o povo brasileiro reagir logo, antes que todo o sistema de proteção social dos trabalhadores criado pela previdência pública e pela legislação trabalhista seja totalmente desmontado. Jornalista e professor da Faculdade de Comunicação da UFBA, ele criticou papel que os meios de comunicação têm jogado na desinformação da sociedade sobre o que está sendo aprovado, bem como na manipulação das informações com fins políticos.

Neste aspecto, Emiliano, que é do PT, fez uma autocrítica em relação ao tratamento que o partido deu à questão, das dificuldades que ele enfrentou dentro do próprio partido para avançar na tese da democratização da comunicação. Ele também falou sobre o combate à corrupção e que foi o partido, com Lula, quem deu à Polícia Federal a autonomia para investigar os crimes cometidos por membros do governo, o que praticamente não acontecia antes.

Por fim, ele instou o movimento sindical e o Sindsefaz, em particular, a travar a luta em defesa dos direitos.


Finanças pessoais
A segunda palestra foi proferida pelo educador financeiro e especialista em finanças pessoais, George Wander. Em sua intervenção ele falou a respeito da necessidade de organização dos cidadãos para que consigam viver com qualidade dentro de suas limitações financeiras. Ele deu dicas de como garantir que a renda seja suficiente para suprir as nossas necessidades, bem como esclareceu sobre investimentos.

Importante salientar que na faixa etária em que se encontram aposentados e pensionistas, os custos com alguns serviços e necessidades pessoais são maiores, em especial com a saúde e a manutenção de uma vida ativa. Os gastos com tratamento médico e remédios aumentam consideravelmente nesta faixa da idade. Por outro lado, outros gastos surgem, uma vez que muitos não mais conseguem realizar tarefas domésticas, não mais dirigem, outros têm dificuldade para locomoção etc, tendo que contratar serviços de terceiros, o que não é barato.

O especialista alertou sobre o consumismo, o hábito de comprar desnecessariamente, muitas vezes algo que nem será utilizado e que nem é uma necessidade. Falou ainda de alguns gastos que são tratados por muitos como investimento, a exemplo de carro ou casa de veraneio, mas que na verdade são coisas que terminam fazendo a pessoa gastar mais. Ele disse que investimento é aquilo que lhe dá retorno adicional à sua renda, chamando a atenção para não se iludir com consórcios e títulos de capitalização, pois o que se recebe no final é menor que o que foi investido.

Wander lembrou também que muitas vezes os aposentados e pensionistas terminam assumindo gastos com a família, inclusive filhos e netos, muitas vezes comprometendo sua renda e assumindo dívidas que desorganizam todo o orçamento. Ter um equilíbrio entre o provento e os gastos mensais e a noção do limite é fundamental, tendo em mente que é importante sempre garantir uma reserva para excepcionalidades.

Encontros

Os encontros mensais dos aposentados e pensionistas é um momento de confraternização do segmento, mas também uma oportunidade de organização para os grandes embates que os trabalhadores vêm tendo com o governo, seja na esfera federal, seja na estadual. E, o Sindicato tem apostado – e as palestras desta quinta (04) tiveram este objetivo – uma prestação de serviço e um incentivo à discussão política entre os colegas.

Sindsefaz,
Avançar na Luta

Compartilhe:
Entre em Contato

Rua Maranhão, nº 211 - Pituba
Salvador - Bahia | CEP: 41.830-260

Redes Sociais

Você já é filiado?

Faça o seu Cadastro!
Rolar para cima