1526 – Fazendários vão à Brasília, contra as reformas e por..

Boletim Eletrônico nº. 1526 – Salvador, 23 de maio de 2017

Fazendários vão à Brasília, contra as reformas e por eleições diretas

Uma delegação formada por 30 fazendários da Bahia estará em Brasília nesta quarta (24), para a Grande Marcha Nacional contra as reformas do governo Temer e pela convocação imediata de eleições diretas para presidente. O movimento pretende reunir 100 mil pessoas na capital federal e conta com o apoio da Fenafisco, que mobilizou todos os seus sindicatos filiados para a atividade.

Autor das propostas de reforma da Previdência e Trabalhista, o presidente Temer perdeu completamente a condição para continuar no cargo e propor qualquer mudança nos nossos direitos. Envolvido diretamente até o pescoço em um rosário de casos de corrupção, seria salutar que ele renunciasse ao cargo e que o Congresso aprovasse a PEC 227 para que o eleitor brasileiro pudesse escolher quem deve sentar na cadeira presidencial até o fim de 2018.

O agravamento da crise exige uma solução democrática, que recoloque o Brasil nos trilhos e retome o diálogo político. A Rede Globo, juntamente com o setor financeiro, quer impor ao país a escolha de um presidente pela via indireta, um fantoche para continuar suas reformas de cunho neoliberal e regressivo.

Por isso, é importante a aprovação da PEC 227, porque com eleições diretas teríamos a oportunidade de escolher o presidente, mas também debater esta agenda de mudanças, que foi derrotada nas urnas em 2014 e que carece de legitimidade. Importante lembrar que mais de 70% da população já se disse contrária à reforma da Previdência, conforme pesquisa Datafolha realizada no final de abril.

Além do mais, um movimento forte em Brasília coloca mais pressão sobre os parlamentares. Até agora, apesar de já ter consumido R$ 164 bilhões com renúncias e renegociação de dívidas de empresas, de ruralistas e de prefeituras – numa deslavada compra de votos -, o governo não conseguiu os 308 votos necessários para aprovar a reforma da Previdência na Câmara. Vamos mostrar aos deputados que o povo está contra a proposta e assim, ajudar a barrar sua tramitação.

A ida à Brasília faz parte do calendário de lutas do Sindsefaz. Na semana que vem, a entidade retoma a agenda de ações para pressionar o governo baiano e a Sefaz a negociar a pauta de reivindicações da categoria.

Sindsefaz,
Avançar na Luta