1530 – Nova Greve Geral dia 30 de junho para buscar uma saída..

Boletim Eletrônico nº. 1530 – Salvador, 05 de junho de 2017

Nova Greve Geral dia 30 de junho para buscar uma saída ao Brasil

Reunidos na manhã desta segunda (05), em São Paulo, dez centrais sindicais aprovaram a convocação de uma nova Greve Geral para o dia 30 de junho. Aprovaram a mobilização a CTB, CUT, UGT, Força Sindical, Nova Central, CGTB, CSP-Conlutas, Intersindical, A Pública e CSB.

O movimento sindical unificado, como há muito não se via, está apontando a necessidade da luta para derrubar o ilegítimo e corrupto Michel Temer, com a consequente convocação de eleições diretas para presidente, que recoloque o país no rumo da democracia e eleja um governo legitimado pelas urnas para comandar o Brasil.

A ideia das centrais sindicais é forçar o entendimento nacional de que este governo não tem mais condição de continuar, sob pena de acumularmos maiores retrocessos e tornar mais aguda uma crise que já desempregou 15 milhões de trabalhadores e tornou os brasileiros 11% mais pobres. O movimento tenta também convencer o setor empresarial brasileiro – que até agora vem sendo beneficiado por Temer com isenções fiscais, perdão de dívidas no CARF, reformas para reduzir direitos trabalhistas – que este cenário é ruim para todos e tornará o Brasil presa fácil do grande capital internacional.

É hora de retirar este governo, suspender as reformas e convocar o povo brasileiro às urnas para que este decida que rumo deve ser seguido. Uma solução fora da democracia e longe das urnas – como uma eleição indireta no Congresso – apenas empurrará a crise para a frente, piorando um quadro que já é caótico e que só prejudica os trabalhadores e a população mais pobre.

Na Bahia, o servidor público acumula 20% de perda salarial desde 2013 e o governo de Rui Costa (PT) se agarra na crise econômica como o motivo para que as negociações com os sindicatos continuem suspensas e seja mantido o Arrocho Tamanho G. Este é um cenário que já está sacrificando até os setores melhores remunerados do funcionalismo, como na Fazenda, onde os fazendários se ressentem da falta de reajuste. É uma situação insustentável.

Nos próximos dias os sindicatos convocarão suas bases em todo o país para referendar a Greve Geral e construir a mobilização conjunta. Uma prévia será o dia 20 de junho, dia de mobilização preparatório à paralisação. O Sindsefaz convocará os fazendários para participar.

Sindsefaz,
Avançar na Luta