1575 – Fenafisco completa 38 anos de fundação

Boletim Eletrônico nº. 1575 – Salvador, 06 de setembro de 2017

Fenafisco completa 38 anos de fundação

Nesta quarta (06), a Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco) completa 38 anos de fundação. Foi lá, no início de setembro de 1979, em Recife (PE), que um grupo de entidades dos fiscos dos estados se reuniram para dar início a essa caminhada, que culminou nessa nossa entidade forte, unitária, representativa e acima de tudo plural.

Hoje, temos os 27 estados da Federação representados na Fenafisco, alguns com mais de uma entidade representando setores do fisco da unidade federativa. São 30 sindicatos filiados, com uma base de mais de 31 mil servidores.

Ao longo dos anos, a Fenafisco foi se consolidando até se tornar esta organização respeitada por sua atuação, de “valorizar e inserir o fisco estadual como agente da sociedade, ressaltando sua importância na solução da crise financeira do Estado”, como bem está dito em sua missão. E nesse aspecto, busca valorizar o Fisco e seus servidores, tendo como objetivo o convencimento da sociedade que a reversão do quadro de concentração de rendas e de tributos no Brasil passa por uma Administração Tributária forte e cidadãos conscientes de seus direitos e deveres constitucionais.

Por isso, a Fenafisco defende:

1) A probidade na ação fiscal;

2) A dignidade do Servidor do Grupo TAF Estadual;

3) A modernização da administração tributária estadual, voltada para o processo de transformação e desenvolvimento da sociedade brasileira.

Para cumprir sua missão, seus objetivos e desafios, a Fenafisco mantém firme atuação em Brasília, junto ao parlamento e outros órgãos, acompanhando projetos e debatendo temas de interesse do Fisco, dos servidores públicos e da sociedade. Neste momento a entidade está debruçada sobre a reforma tributária que tramita na Câmara dos Deputados e está defendendo a aprovação da PEC 186, que propõe a autonomia da Administração Tributária. No primeiro semestre, a Federação se destacou por uma campanha nacional contra a reforma da Previdência do governo Temer e articulação junto às bancadas partidárias para barrar a proposta e/ou modificá-la.

Sua diretoria, via de regra, é composta por representantes de diferentes estados, formada após um processo de discussão e consulta a todos os sindicatos. Um debate democrático, que tem no Conselho Deliberativo (com uma representação de cada entidade mais os diretores), realizado a cada dois meses, ou extraordinariamente, o ponto alto de decisão dos encaminhamentos cotidianos e cumprimento das determinações dos nossos congressos e estatuto. Atualmente é Federação é presidida pelo auditor fiscal paraense Charles Alcântara. A Bahia, através do Sindsefaz, tem a colega Marlúcia Paixão, agente de tributos, ocupando a Diretoria de Comunicação.

Sindsefaz,
Avançar na Luta