Boletim Eletrônico nº. 414 – Salvador, 29 de maio de 2009
Fetrab faz avaliação das negociações entre governo e sindicatos
PRESENÇA DE TRÊS PARLAMENTARES E DE UM SECRETÁRIO DE ESTADO
Na próxima segunda-feira, 01/06, no auditório do Sindicato dos Comerciários, a Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia promove encontro com dirigentes sindicais dos diversos segmentos do Estado. Na pauta, uma avaliação conjuntural e da relação dos servidores com o governo do Estado.
No debate vamos avaliar os acordos assinados às Mesas Setoriais, as vitórias e as pendências do governo para com os trabalhadores públicos, a URV, a paridade constitucional entre ativos e aposentados e a Mesa Central de Negociação.
A Fetrab confirmou a presença dos deputados federais Emiliano José (PT), Lídice da Mata (PSB) e Alice Portugal (PCdoB). O secretário de Planejamento do Estado, Walter Pinheiro, agendou com a Federação, mas ainda não confirmou a sua presença.
A coordenação da Fetrab avaliou que era necessário fazer um balanço dessa relação e avançar em busca de vitórias para os servidores públicos em diversas questões. Para isso solicitou a presença de parlamentares da base do governo que têm relação com o funcionalismo e que fazem parte dos partidos que historicamente apoiaram a luta do funcionalismo e dos trabalhadores em geral.
Na avaliação do coordenador da Federação, Rubens Santiago, esse debate ajuda a melhorar o entendimento entre o governo e os servidores sobre vários aspectos e pontuou que no encontro fará uma abordagem da recuperação da arrecadação estadual no mês de maio/09. “Vou solicitar, em nome do Sindsefaz, que os parlamentares ligados ao governo façam gestões urgentes junto ao governador para resolver a questão do subteto salarial e do pagamento do acordo salarial de 2008 para as pensionistas da Sefaz, dentre outros assuntos”, disse ele.
É preciso compreender que a construção de uma Bahia de todos nós passa necessariamente pela recuperação dos serviços públicos, melhor atendimento à população e valorização dos trabalhadores. A vitória das forças democráticas em 2006 teve ativa participação dos servidores públicos, maltratados após 16 anos de uma política salarial retrógrada e que punia os aposentados. A manutenção de relações modernas, respeitosas e produtivas com o funcionalismo é mais um fator que garantirá a continuidade do projeto de libertação do nosso Estado.
Sindsefaz,
Atuação e Luta